• Carregando...

Pouca gente lembra, mas daqui a poucos dias o Brasil completa 20 das eleições de 1989. Disputa amalucada que marcou a volta das diretas ao país após duas décadas de ditadura e mais um governo Sarney (haja purgatório).

Nos próximos dias, tentarei fazer um apanhado histórico da campanha, que contou com 22 candidatos (23, se for somada a participação de Silvio Santos).

De cara, segue um vídeo com uma das maiores lendas do pleito, José Alcides Marronzinho de Oliveira. Para quem não lembra, ou nem era vivo na época, o candidato do Partido Social Progressista (PSP), costumava aparecer amordaçado e se dizia como o único representante popular do pleito.

Em uma das memoráveis aparições, desafiou o então senador Fernando Henrique Cardoso para a porrada. Pode parecer piada, mas fez 238.425 votos (0,33% do total) e acabou em 13º lugar.

Marronzinho nunca mais se candidatou. Anos após a eleição, foi preso por não pagar pensão alimentícia à ex-mulher.
Pelo que consta na internet, ainda vive em Osasco (SP) e se dedica a pregar o evangelho sob a alcunha de Jamo Little Brown.

No vídeo acima, Marronzinho mostra um pouco de Marronzinho, “o primeiro a declarar guerra contra a seca no Nordeste”. Antes de apertar o play, prepare os ouvidos para os estranhos sons de latidos durante a gravação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]