• Carregando...
Crédito: Wilson Dias/Agência Brasil
Crédito: Wilson Dias/Agência Brasil| Foto:
Crédito: Wilson Dias/Agência Brasil

Crédito: Wilson Dias/Agência Brasil

A presidente Dilma Rousseff abriu a reunião com os 27 governadores com um discurso de 32 minutos em que admitiu as dificuldades do governo federal, mas disse que os ajustes na economia vão abrir caminho para “um novo ciclo de expansão”. Ao contrário do esperado, não falou em “pacto pela governabilidade”.

A petista começou a fala elencando uma série de problemas relacionados principalmente à economia internacional que teriam prejudicado o desempenho nacional. “Nós sabemos que a partir da segunda metade de 2014 houve um fato importante que foi o colapso do preço das comoditties”, declarou, em primeiro lugar.

Depois, citou a desvalorização de 49% do real, a manutenção da crise internacional e os problemas enfrentados recentemente pela China. Nacionalmente, disse que a seca nos estados do sudeste e nordeste também tiveram efeitos.

“Nós enfrentamos uma significativa queda de receitas. Acredito que alguns estados também. Fomos obrigados a promover um reequilíbrio no nosso orçamento. […] Mas isso é para nos colocar de novo na rota do crescimento com geração de renda. A nossa economia é bem mais forte do que há alguns anos atrás quando enfrentou crises.”

Dilma ressaltou que “não nega as dificuldades”. E também ressaltou que os ajustes vão levar “a um novo ciclo de desenvolvimento”. Esse ciclo seria puxado pelo investimento e pela produtividade.

Depois de Dilma, estavam previstas falas dos ministros. Apenas o discurso dela foi transmitido pela emissora do governo federal, a EBC.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]