• Carregando...
Se você acha Aécio x Dilma barra-pesada, não viu esse debate
| Foto:

Collor Lula SBT

Os debates entre Aécio Neves e Dilma Rousseff viraram febre – e a temperatura tem assustado muita gente. Há 25 anos, o ambiente era ainda mais tenso entre Fernando Collor e Lula.

O anúncio acima é uma mostra de como a coisa era tratada. Na era atual do politicamente correto, seria impossível imaginar que o SBT tirasse onda de si mesmo e ainda estampasse dois presidenciáveis com revólver na mão para um “último duelo”.

Na véspera do debate, organizado e transmitido em conjunto por Globo, SBT, Band e a extinta Manchete, Collor tinha 46% e Lula 45% nas pesquisas.

Collor também tinha acabado de levar ao ar o depoimento de uma ex-namorada de Lula, Miriam Cordeiro, falando que o petista tinha pedido a ela para fazer um aborto. Como resposta, Lula levou a filha com Miriam, Luriam, ao programa eleitoral. Depois, descobriu-se que Miriam recebeu dinheiro da campanha de Collor para prestar o depoimento.

O clima era tão pesado que Lula não queria cumprimentar o adversário antes do debate. E, nas considerações finais, foi chamado de “Pinóquio da década” por Collor.

O principal motivo de tensão do debate, contudo, foi a edição levada pela Globo no dia seguinte, que teria beneficiado Collor e influenciado no resultado final da eleição. O tema é hoje tratado abertamente pela emissora, mas ainda é um baú de polêmicas.

Recentemente, o principal executivo da Rede Globo na época, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, confirmou em entrevista à Globonews ter dado algumas dicas a Collor sobre como se portar no debate.

Entre elas estariam tirar a gravata, simular suor e aparecer com pastas nas quais haveriam supostas denúncias contra Lula – mas que na realidade estavam vazias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]