• Carregando...
Flores e Brotos Comestíveis
| Foto:

Dia desses respondi um questionário sobre flores comestíveis. Acho que as flores comestíveis estão na moda há algum tempo, mas pelo que me lembro das vezes que as utilizei, as pessoas sempre deixavam no prato e nunca as comiam.

Para ser sincera, a flor comestível mais comum por aqui, a capuchinha, também não me agrada muito. Como sou bastante curiosa, resolvi provar todas as flores de ervas e verduras que encontrava na minha chácara, para que pudesse usá-las em meus preparos na cozinha.

Daniela Caldeira
Flor de Couve
Daniela Caldeira

O resultado é surpreendente: as flores de coentro, alecrim, manjericão e da couve são deliciosas. No caso das ervas frescas, elas têm o sabor da própria erva e são lindas e delicadas. A flor do coentro é minúscula e branca. A do manjericão também é branca e cresce em pequenos “tufos”. A flor do alecrim é roxa e parece uma micro-orquidea e a flor da couve é amarela e maior que as demais, mas parece que você esta mordendo a própria couve…

Estas flores são utilizadas em alguns restaurantes, mas ainda são pouco conhecidas. Se você tem um vaso em casa com alguma erva aromática, da próxima vez que elas derem flor, se aventure e experimente. Acrescente em saladas ou na decoração de um prato.

Outra moda que cresce cada vez mais na gastronomia é a utilização de brotos, como o de beterraba, mostarda, nabo e rúcula e como as flores, eles também são carregados de beleza e sabor, próprios para finalizar os pratos.

Nunca vi as flores para comprar por aqui e quando precisei usar uma flor de borago, tive que trazer de São Paulo. Os brotos, encontramos mais facilmente. Tem um lugar, nos fundos do Mercado Municipal chamado Companhia da Semente. Vale dar uma passadinha por lá e experimentar as novidades na mesa de sua casa e no seu próximo jantar gourmet!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]