Assinaturas Classificados

Seções
Anteriores
Publicidade

CWB Live

Quem faz o blog
Seções
Agenda
Conheça
Posts
Enviado por admin, 25/07/12 11:44:00 PM

Cwb Live Entrevista – Tersis Zonato, o “one man band” curitibano

Marcos Anubis/Cwb Live
Tersis e seu arsenal de instrumentos

O conceito de “one man band” diz respeito a uma pessoa que “é” a banda. Ela compõe todas as músicas e letras, toca todos os instrumentos, faz o vocal e o que mais for necessário. Uma das mais representativas bandas de um homem só foi o Bomb The Bass, nos anos 1980. O responsável era o DJ Tim Simenon, um dos expoentes do início do que chamamos, atualmente, de música eletrônica. Em 1988 Simenon lançou o clássico “Into the Dragon”. Tudo era feito com os malditos, ou divinos, samplers, que copiavam qualquer som existente na face da terra, e em outros mundos também. De lá para cá muita coisa mudou. Hoje, a tecnologia permite que praticamente qualquer pessoa grave o seu CD no conforto de sua casa.

O curitibano Tersis Zonato é multi-instrumentista. Toca guitarra, baixo, violão, bateria e canta. Sua avó, que era dona de uma escola de música, tinha vários instrumentos musicais que hoje fazem parte do seu acervo. Foi ela que, de certa forma, despertou o seu interesse por timbres e sons diferentes. Ele revela um ar tranquilo e não se acha um “super-músico”. Percebe-se, claramente, a paixão do cara pela arte, o que o leva a manter tantos projetos, ao mesmo tempo.

Tersis tem, atualmente, duas bandas: o Offal, onde toca guitarra e faz backing vocal, e o seu projeto mais antigo, o Lutemkrat, onde toca tudo. “É um projeto baseado no black metal, aquela linha mais Noruega, Suécia”, afirma. As letras abordam temas épicos, mas deixam a interpretação por conta do ouvinte. “Tematicamente eu tento falar de algumas coisas mais filosóficas. Procuro fazer sempre de uma forma subjetiva, para que a pessoa possa levar a interpretação para si”, explica. Essa interação entre o ouvinte e o que a letra e a melodia transmitem é essencial, na visão de Tersis. “Eu acredito que a música tem muito disso. Você não só escuta e se sente bem, mas, também, tenta criar relações com o que sente e vive”, afirma.

O nome Lutemkrat não tem um significado definido. Foi uma criação do próprio Tersis. “É um jogo conceitual que eu criei, uma mistura de alguns conceitos para ficar algo abstrato”, explica. O seu trabalho mais recente é o CD “Visions From Dimensions Beyond Conception”, lançado em setembro de 2011. Ele está disponível para download nesse link. O trabalho das guitarras, que criam toda a atmosfera das músicas, é o que mais chama a atenção no álbum. “É uma característica desse meu projeto usar guitarras que conversem entre si, que tenham melodias e harmonias contrastando e não fiquem só somando para dar peso”, afirma.

O Cwb Live foi conferir como é o trabalho de compor e executar todos os instrumentos que fazem o Lutemkrat ser reconhecido até fora dos limites tupiniquins. Confira a entrevista em vídeo e as músicas “As cosmic winds transcend existence”, “Infinite rises” e “Visions from dimensions beyond conception”.

O Cwb Live está concorrendo ao prêmio Top Blog. Se você gosta do nosso trabalho clique no link abaixo e vote. Você pode votar três vezes: uma por e-mail, uma pelo Facebook e uma pelo Twitter. Obrigado.

Vote também nos outros blogs da Gazeta do Povo que estão disputando o prêmio:

O Blog Animal concorre em “Bichos e animais / blogs profissionais” (vote)

O Diário de Antonio concorre em “Variedades / blogs pessoais” (vote)

O Ir e vir de bike concorre em “Variedades / blogs profissionais” (vote)

O Uma família brasileira na China concorre em “Viagens e Turismo / blogs pessoais” (vote)

O Tubo de Ensaio concorre em “Religião / blogs profissionais” (vote)

Este é um espaço público de debate de idéias. A Gazeta do Povo não se responsabiliza pelos artigos e comentários aqui colocados pelos autores e usuários do blog. O conteúdo das mensagens é de única e exclusiva responsabilidade de seus respectivos autores.
      • NOTÍCIAS MAIS COMENTADAS
      • QUEM MAIS COMENTOU
      Chantal Wagner Kornin | 13/08/2012 | 14:53

      Os trabalhos do Tersis são excelentes, muito acima da média, transparece toda a dedicaç?o investida na música! É uma satisfação ver a Gazeta começando a dar o merecido reconhecimento a talentosos artistas nascidos aqui.

      Felipe C. Guandalini | 26/07/2012 | 21:41

      Parabéns mais uma vez Tersis, sempre inovando com trabalhos dignos de admiração e respeito.

      Thiago Nunes | 26/07/2012 | 19:48

      Grande Tersis, parabéns pelo sucesso! Abraço!

      Willian | 26/07/2012 | 13:54

      Tinha que ser meu professor né...esse cara apavora!

      Angelica Batista | 26/07/2012 | 13:30

      Parabéns ao Marcos Anubis pela matéria que ficou muito bem elaborada, o video ficou excelente! Parabéns ao Tersis pelo seu trabalho que é maravilhoso, todo o empenho, o carinho e a alma que dá para realizá-lo. Acredito que todo esse esforço será reconhecido sim!

      Vitor Wielewski do Carmo | 26/07/2012 | 13:12

      bastante bom o resultado do trabalho... AS vezes as coisas desenrolam melhor quando se trabalha só.

      Michele duPont | 26/07/2012 | 11:18

      Sensacional! Adorei o estilo. Curitiba tem tantos artistas excelentes, nunca imaginei que também tinha esse artista multi musical.Ouvi as músicas e vai entrar pra lista do ipod.

      Publicidade
      Publicidade
      Publicidade
      «

      Onde e quando quiser

      Tenha a Gazeta do Povo a sua disposição com o Plano Completo de assinatura.

      Nele, você recebe o jornal em casa, tem acesso a todo conteúdo do site no computador, no smartphone e faz o download das edições da Gazeta no tablet. Tudo por apenas R$ 49,90 por mês no plano anual.

      SAIBA MAIS

      Passaporte para o digital

      Só o assinante Gazeta do Povo Digital tem acesso exclusivo ao conteúdo do site, sem nenhum custo adicional ou limite.

      Navegue com seu celular ou baixe todas as edições no tablet - um novo jeito de ler jornal onde você estiver.

      CLIQUE E FAÇA PARTE DESSE NOVO MUNDO

      »
      publicidade