• Carregando...
Deputado federal Ênio Verri (PT-PR). Foto: Antonio Augusto /Arquivo Câmara dos Deputados
Deputado federal Ênio Verri (PT-PR). Foto: Antonio Augusto /Arquivo Câmara dos Deputados| Foto:

Os dois deputados federais pelo PT do Paraná, Ênio Verri e Zeca Dirceu, já estão em Porto Alegre participando das mobilizações em torno do julgamento do ex-presidente Lula, marcado para amanhã (24). Em entrevista à Gazeta do Povo nesta terça-feira (23), Ênio Verri admitiu que pessoalmente não acredita na absolvição no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), mas enfatizou que a maior liderança do PT será, de qualquer forma, colocado como pré-candidato nas eleições de outubro. Além disso, antecipa ele, petistas também estão pensando em divulgar a nova “carta ao povo brasileiro” já na sexta-feira (26). O documento assinado pelo ex-presidente Lula marcaria o retorno do petista à disputa pelo Planalto.

“Olha, eu não sou advogado, mas, como economista, trabalho muito com estatística. Pelo comportamento absolutamente tendencioso que a Justiça Brasileira está tendo, eu acho que o resultado será 2 a 1, pela condenação. É claro que, no fundo do coração, a gente gostaria que ele fosse absolvido, porque entendemos que o processo é todo ilegal, sem prova nenhuma. Mas, não tem plano B. Mesmo que seja 3 a 0, pela condenação, Lula será nosso candidato”, afirma Ênio Verri.

Já amanhã (24) à tarde, a bancada do PT no Congresso Nacional deve sair de Porto Alegre e seguir direto para a reunião da Executiva Nacional da sigla, em São Paulo, onde a ideia é homologar a pré-candidatura de Lula à Presidência da República.

Embora extremamente desgastado, “o PT tem se beneficiado” com a gestão Temer, na avaliação de Ênio Verri. “O [presidente Michel] Temer tem sido um grande parceiro nosso. Essas políticas neoliberais, concentradoras de renda, favorecendo o mercado financeiro. Ele tem levado a população a comparar os governos dele e do PT e essa comparação tem sido favorável ao PT”, acredita o paranaense.

Tanto Verri quanto Zeca Dirceu tentarão a reeleição a deputado federal em outubro. Presidente nacional do PT, a senadora Gleisi Hoffmann também quer integrar a bancada do Paraná na Câmara dos Deputados.

Leia mais:

Invasão paranaense pró-Lula é esperada em Porto Alegre para julgamento de recurso.

A favor e contra Lula: veja protestos marcados no Paraná para o julgamento do ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]