• Carregando...
Presidente do PT no Paraná, Dr. Rosinha. Foto: Viola Jr./Arquivo Câmara dos Deputados
Presidente do PT no Paraná, Dr. Rosinha. Foto: Viola Jr./Arquivo Câmara dos Deputados| Foto:

Ao contrário de outras legendas no Paraná, que já indicaram seus nomes ao governo do Estado, o Partido dos Trabalhadores (PT) permanece em debate interno. O ex-deputado federal Dr. Rosinha, presidente do PT no Paraná, garante, contudo, que a ideia também é lançar candidato próprio no pleito de 2018.

Em entrevista à Gazeta do Povo nesta sexta-feira (08), ele falou que os filiados ao PT ainda decidirão quem será o nome da sigla ao governo do Paraná: ele próprio, Dr. Rosinha, ou o também ex-deputado federal Angelo Vanhoni. Batem o martelo no final de fevereiro.

Se Vanhoni for o escolhido da sigla para disputar o governo do Paraná, Dr Rosinha é lançado ao Senado. O mesmo aconteceria se Dr. Rosinha fosse o escolhido para a disputa ao Executivo estadual: Vanhoni passaria a concorrer a uma cadeira no Senado.

Ambos têm décadas na vida pública: Dr. Rosinha já foi vereador de Curitiba por um mandato, duas vezes deputado estadual e quatro vezes deputado federal. Na eleição de 2014, ele não foi às urnas. Já Vanhoni foi duas vezes vereador de Curitiba, três vezes deputado estadual e duas vezes deputado federal. Nas eleições de 2014, Vanhoni não conseguiu se reeleger para a Câmara dos Deputados. Fez mais de 65 mil votos e ficou com a primeira suplência da coligação formada por PT, PDT, PRB, PTN e PCdoB.

Por enquanto, há quatro pré-candidatos ao governo do Paraná: Cida Borghetti (PP), Ratinho Júnior (PSD), Osmar Dias (PDT) e Cezar Silvestri (PPS).

Hoje presidente nacional do PT, a senadora paranaense Gleisi Hoffmann deve tentar uma cadeira na Câmara dos Deputados, mas isso também não está consolidado, segundo Dr. Rosinha. “É a vontade pessoal da Gleisi, mas o partido ainda está discutindo. A prioridade é eleger Lula”, resumiu. Já os dois atuais deputados federais pelo PT do Paraná, Ênio Verri e Zeca Dirceu, devem tentar a reeleição no ano que vem.

Na esteira do processo de impeachment da presidente Dilma, Dr. Rosinha confirma que hoje a maioria dos petistas não quer aliança com o PMDB na disputa proporcional. Mas, na majoritária, não há resistência ao nome do senador Roberto Requião, presidente do PMDB no Paraná. “Requião é o único nome que é aceito hoje pelo PT”, revelou Dr. Rosinha, acrescentando que a sigla ainda não conversou com o pré-candidato do PDT, Osmar Dias, cujo partido apoiou a presidente Dilma nas eleições de 2014.

Leia mais:

Requião se encontra com Osmar e ensaia aliança contra o grupo de Richa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]