• Carregando...
Livro de Bauman sobre crise migratória chega ao Brasil dois dias após sua morte. Leia trecho
| Foto:

A editora Jorge Zahar, do grupo Record, lança nesta quinta-feira o penúltimo livro escrito pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman, falecido nesta semana aos 91 anos. “Estranhos à nossa porta” comenta a crise migratória europeia.

Bauman, que sempre foi publicado no Brasil pela Zahar, era especialmente prolífico. Além deste, há mais um livro dele inédito no Brasil, “Retrotopia”, publicado originalmente no ano passado.

Segundo o texto de divulgação do livro, a crise migratória, causada principalmente pela guerra na Síria, faz com que muros sejam “apressadamente erguidos para evitá-los”. Bauman, segundo a editora, “analisa as origens, os contornos e o impacto do medo de que algo terrível possa ameaçar o bem-estar da sociedade”.

“O autor disseca o pavor provocado pelas migrações e o processo de desumanização dos recém-chegados. Mostra também como políticos têm explorado os temores e ansiedades que se generalizaram, especialmente entre os que já perderam muito – os excluídos e os pobres.

“Muito mais do que uma crise migratória, vivemos uma crise humanitária, afirma Bauman. E a única forma de escapar é rejeitarmos as traiçoeiras tentações da separação, reconhecermos nossa crescente interdependência como espécie e encontrarmos novas formas de convivência em solidariedade e cooperação com aqueles que podem ter opiniões ou preferências diferentes das nossas. Em vez de muros, precisamos construir pontes.”

Com tradução de Carlos Alberto Medeiros, o livro tem 120 páginas e está à venda a partir de 12/01 por R$ 32,90.

Leia trecho do livro clicando aqui.

Leia mais sobre Bauman na reportagem de Ricardo Sabbag aqui.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]