• Carregando...

A cena da tentativa de assassinato de Vito Corleone foi um dos motivos de discordância mais importantes entre o jovem diretor Francis Ford Coppola e o grande diretor de fotografia que trabalhava com ele no filme, Gordon Willis. Tudo por causa de um take que dura pouco mais de um segundo.
A cena mostra Corleone entrando numa loja para comprar frutas e sendo alvejado por assassinos. Ele sobrevive. Mas Coppola queria mostrar a cena de vários ângulos, para dar dramaticidade, inclusive de cima.

Gordon Willis, que era um sujeito bastante cuidadoso, tinha feito o filme todo com a câmera na altura do ombro, para que o espectador visse a cena como se estivesse no local. E não conseguia concordar com Coppola sobre a ideia de colocar a câmera no alto.

Coppola conta nos comentários do DVD que Willis insistia em perguntar para ele: “De quem é esse ponto de vista?” E Coppola acabou respondendo que era “o ponto de vista do espectador. E de Orson Welles!”. Como Coppola era quem mandava, a cena saiu com o take de cima. Mas é uma exceção ao trabalho que Willis queria fazer.

(Só para quem não entendeu nada: o blog tem feito uma série de posts em homenagem aos 40 anos de “O poderoso chefão”)

Siga o blog no Twitter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]