• Carregando...
Imagem fornecida por Google Imagens sem restrição de uso.
Imagem fornecida por Google Imagens sem restrição de uso.| Foto:

Há algum tempo atrás saiu na BBC (http://www.bbc.com/portuguese/internacional-37726396) uma interessante matéria que mostra uma criança autista que tinha profunda dificuldade de interação social e contato físico realizar laço de afeto com cão terapeuta.

O que poucos sabem é que existe a “Pet Terapia”. Desde o século 18 a psicologia e a psiquiatria passaram a experimentar terapias assistidas por animais, obtendo excelentes e rápidos resultados, inclusive com crianças autistas.

Para virar um “terapeuta”, o animalzinho tem que ser adestrado, bem como passar por testes de agressividade para verificar se é dócil e tolerante. O processo pode ser desenvolvido de forma individual ou em grupos.

Mas além da pet terapia, também é bastante interessante a modalidade de cães de serviço. Os Cães de Serviço são divididos por categorias, cada um com suas particularidades, mas todos igualmente especiais e importantes. Existem os cães treinados para auxiliar autistas, para diabéticos, de alerta e de mobilidade. Para autistas, esses cães irão, por exemplo, podem deitar no chão impedindo seu filho saia correndo; ou ainda impedir de comer o que não deve. É incrível o que esses animais podem fazer. O difícil é encontrar onde treinar os cães de serviço. Além disso, pelas minhas pesquisas pode ser um processo bastante caro!

O custo do treinamento para a formação de um destes cães pode chegar a até R$50.000, mas a Bocalan Brasil entrega esses animais de forma gratuita. Claro que conseguir um animal doado não é tão simples assim, mas vale a pena tentar. O site deles é: http://www.bocalanbrasil.com/#assistência

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]