• Carregando...
Não precisa ter medo do banho
| Foto:

Quando se é mãe de primeira viagem, os primeiros dias com um bebê em casa não são muito fáceis. Mesmo que você tenha feito um daqueles cursos para gestantes – onde ensinam como dar banho, cuidar do umbigo, trocar fraldas e vestir –, sempre vão surgir as dúvidas. A gente só fica diplomada em cuidar de criança depois que cuida de uma.

Bom, para dar uma mãozinha às mamães de primeira viagem, vou publicar uma série de dicas que aprendi com a minha mãe, no curso de gestante e, principalmente, no cotidiano de cuidados do José Fernando.
O primeiro tema é: O BANHO!

Esse é um dos momentos mais complicados do cuidado com o bebê nos primeiros dias de vida. Eu confesso, só fui dar banho no José depois de uns três dias que ele estava em casa. Antes, essa tarefa ficou com a minha mãe e no hospital era a enfermeira a responsável por isso.

Em um dos primeiros banhos que dei no José, o danadinho fez cocô na água. A solução para esse momento? Manter a calma e pensar rápido. Afinal, você terá de trocar toda a água e manter o bebê aquecido e calmo. Ter minha mãe ao lado para me ajudar a fazer tudo isso foi essencial.

Mas vamos às dicas:
1 – Escolha um horário fixo para o banho. Pode ser por volta do meio-dia [horário mais quente do dia] ou à noite [próximo da hora do bebê dormir. Na minha opinião, o melhor horário é aquele que se adéqua à rotina de vocês. Só é bom evitar sair na rua com o bebê logo após o banho. Também escolha um local aquecido e onde haja espaço para trocá-lo. Até os oito meses, José tomou banho no quarto dele. Nos dias de mais frio, eu ligava o aquecedor um pouco antes de iniciar o banho para manter o ambiente quentinho.

2 – Definidos horário e local, siga uma rotina antes de iniciar o banho: coloque a água para esquentar, monte a banheira, separe a toalha,o sabonete, a escova de cabelo, a roupinha que o bebê vai vestir, a pomada contra-assadura e a fralda. Deixe tudo ao seu alcance.

3 – Antes de colocar o bebê na banheira, teste a temperatura da água com o seu antebraço ou o cotovelo. Se ela estiver numa temperatura agradável (morna, mas sem arder ao toque), está boa para o banho. Lembre-se, nunca complete a banheira com água quente se o bebê já estiver dentro da água.

4 – Com a água na temperatura certa e todos os apetrechos do banho separados, agora está na hora de despir o bebê, retirar a fralda e limpar o bumbum dele com algodão e água morna para limpar o cocô ou o excesso de xixi.

5 – Aprendi no curso e com as enfermeiras que, no começo, a gente primeiro enrola o corpinho do bebê em uma fralda de pano e lava a cabeça – com muito cuidado para não entrar água no ouvido — para só depois colocar o corpinho dele dentro da água. Segui essa regra até José completar 15 dias. Depois disso, passei a iniciar o banho já com ele dentro da banheira. Dessa forma ganhei mais segurança para dar banho no José. Mas continuei iniciando o banho pela cabeça. Primeiro, limpo os olhinhos — com uma fralda ou algodão molhado. Depois, molho os cabelos e passo o sabonete. Para isso, coloco o sabonete na mão e esfrego um pouco e só depois passo a lavar o cabelinho do bebê. Tenha cuidado com a moleira, mas não precisa ter medo.

6 – Com esse mesmo sabão lavo o corpinho, dando atenção às partes íntimas e ao pescoço. Retire o sabão e depois vire o bebê de costas, para lavar a nuca e o bumbum. Essa parte da virada é meio complicada, mas aos poucos a gente pega segurança.

7 – Depois de terminar de lavar as costas, pegue a toalha e enrole o bebê. Seque todo o corpinho com muita atenção para as dobrinhas, a virilha, embaixo do pescoço e entre os dedos. Seque também o cabelo com cuidado. A enfermeira do curso de gestante que eu fiz disse que, no caso de bebês mais cabeludos, vale até usar o secador – claro que em potencia baixinha e distante do cabelo da criança.

8 – Em seguida, coloque a pomada antiassadura e a fralda. Então, vista o pequeno. Se o dia estiver muito frio, coloque uma blusinha e calce as meias antes mesmo de trocar a fralda – embora haja o risco do bebê fazer xixi. Ah! E se o umbigo ainda não tiver caido, seque bem e passe alcool 70.

9 – Não se assuste com os ataques de choro durante os primeiros banhos. Quanto mais nervosa você ficar, mais nervoso ele também ficará. Mantenha a calma para que o seu bebê perceba que está tudo bem. Um calmante natural e que ajuda — pelo menos você – a manter a tranquilidade é o chá de camomila. Faça um bem forte e misture à água do banho. No mínimo, o cheirinho do ambiente ficará ótimo.

10 – Nos primeiros banhos, opte por sabonetes neutros e que não ardem nos olhos. Os pediatras também não gostam muito de perfumes, mas quem resiste? Eu passava na roupinha do José, assim evitava o contato com a pele e possíveis alergias.

Veja aqui um vídeo que ensina muito bem todo o processo do banho no bebê recém-nascido.

Arquivo Pessoal
José Fernando no banho quando já estava um rapazinho.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]