• Carregando...
freedigitalphotos.net
freedigitalphotos.net| Foto:

Muitos de nós tivemos já triste experiência de perder um notebook, um tablet ou celular, ou até mesmo casos de roubos e furtos, nas mais diferentes situações.

Depois de passar por essa dor de cabeça, começamos a pensar o que poderíamos ter feito para prevenir, ou menos minimizar as consequências, que não se restringem a danos materiais, mas podem nos prejudicar ainda mais em razão das informações e arquivos no aparelho.

Algumas dicas (para que possamos seguir antes de um eventual incidente) podem nos ajudar, e não precisam de muita explicação, mas em razão da sua importância precisam ser lembradas.

freedigitalphotos.net

freedigitalphotos.net

1 – BACKUP

Além do tradicional backup dos documentos, você poderá ainda fazer um backup automático de seus documentos na nuvem. Programas como Dropbox, Google Drive, entre muitos outros, podem ajudar a evitar que a perda de equipamentos traga mais consequências. Fazendo o backup automático, você poderá ter as últimas alterações dos documentos e suas versões mais recentes, caso se esqueça de fazer o backup manual com mais frequência.

2 – PERDA DE PEN DRIVE E HD’S

Que tal colocar uma senha nos seus dispositivos de armazenamento ? Você pode utilizar o software TrueCrypt para criptografar o seu pen drive ou HD, de modo que terceiros mal intencionados não tenham acesso aos arquivos, caso estejam na posse do equipamento. Você não terá o equipamento de volta, mas evitará que os arquivos e informações sejam utilizados indevidamente.

3 – CRIPTOGRAFIA NO NOTEBOOK

Você pode utilizar o mesmo processo de criptografia em seu computador, evitando que os arquivos sejam acessados indevidamente. O programa TRUECRYPT criptografa os arquivos de modo que somente quem tem a senha poderá acessá-lo.

4 – E SE O CELULAR, TABLET OU NOTEBOOK PUDESSE SER LOCALIZADO ?

Você pode instalar o software de rastreamento PREY em seu computador, que além de fazer um rastreamento da provável localização do aparelho ainda tem inúmeras outras funcionalidades como enviar uma mensagem para o aparelho, bloquear o seu acesso através de uma senha, em alguns casos tirar uma foto com a câmera do aparelho e ainda muitas outras funcionalidades que poderão ajudar na localização do equipamento. São informações que poderão inclusive ajudar a polícia nas investigações.

Todos os programas citados tem sua versão gratuita.

Você não terá uma garantia da localização do equipamento, pois dependerá de que aquele que esteja com o aparelho o utilize sem fazer qualquer alteração prévia, mas em alguns casos poderá lhe ajudar com muitas informações.

Essas dicas são somente algumas que podem ajudar a diminuir eventual dor de cabeça na perda ou furto de aparelhos eletrônicos, mas que já ajudaram muitos usuários.

A prevenção precede a contenção.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]