• Carregando...
Museu de Arte Indígena, um dos programas imperdíveis nestas férias. O museu retorna de férias coletivas no final de janeiro. Crédito: Divulgação
Museu de Arte Indígena, um dos programas imperdíveis nestas férias. O museu retorna de férias coletivas no final de janeiro. Crédito: Divulgação | Foto:

Férias são um momento importante para que a criança e o jovem possam ter novas experiências e olhar o mundo a partir de novos horizontes. É um momento de relaxamento após vencer tantos desafios envolvidos com o processo de crescimento de um ser humano. Desenvolver-se é desafiador, e a educação instigante tem um papel muito importante neste sentido.

 

Por isso, no período das férias, especialmente as férias de verão, mais extensas e com uma infinidade de possibilidades de vivenciar bons momentos ao ar livre, vale deixar a criança e o jovem livres para se divertir e explorar seus universos de interesse com leveza. Por outro lado, é possível sempre, mesmo nas ocasiões e descanso e descontração, estimular seu desenvolvimento criativo e informativo por meio de passeios e atividades que envolvam experiências lúdicas e cognitivas.

 

Os museus podem fazer parte deste roteiro, mostrando ao público infanto-juvenil que atividades que envolvem conhecimento cultural, artístico, técnico, sociológico e histórico, entre outros temos, podem ser muito interessantes e divertidas.

 

Vale a pena incluir na programação de férias roteiros que incluam museus. O Paraná tem muitos deles com características únicas. Vamos conhecer algumas destas opções, localizadas na capital do estado:

 

 Museu de Arte Indígena

Vale programar um passeio assim que retornar das férias coletivas, após 29 de janeiro. O MAI é uma verdadeira imersão à história e as raízes indígenas e de sua importância em nossa formação cultural e construção da identidade brasileira. Valorizada em todo o mundo, a arte indígena é um de nossos mais importantes bens culturais. Programa imperdível!

Informações: www.maimuseu.com.br

 

Museu do Holocausto

Curitiba abriga o primeiro museu voltado a este que é um dos mais impactantes acontecimentos da história mundial. Inaugurado oficialmente em 2011, tem proposta educativa, mostrando os acontecimentos da segunda guerra sob o ponto de vista das vítimas do genocídio, em um recorte de olhares de pessoas cujas história se cruzam regional ou nacionalmente com a da população brasileira.

Informações: www.museudoholocausto.org.br

 

Museu da Vida

Criado pela Pastoral da Criança, é um espaço cultural interativo, voltado a encontros e produção de saberes, com ambientes de aprendizagem e temáticas direcionadas à promoção da saúde, da nutrição, da educação e da cidadania. O museu estará de férias coletivas entre 23 de dezembro e 01 de janeiro, retomando as atividades já no dia 02 de janeiro. Dia 28 de janeiro, a partir das 14 horas, tem Especial de Verão (entrada e estacionamento gratuitos), para brincar e se divertir, celebrando a vida.

Informações: www.pastoraldacrianca.org.br

 

Museu Egípcio e Rosacruz

O universo intrigante e envolvente da civilização egípcia pode ser aprofundado na visita ao Museu Egípcio e Rosacruz, que traz, além do acervo, a exposição “A Literatura no Egito Faraônico”, abordando a relação dos textos egípcios com a organização social e cultural do Egito Antigo.

Informações: http://museuegipcioerosacruz.org.br

 

Museu Oscar Niemeyer

O chamado “Museu do Olho”, com projeto do consagrado arquiteto Oscar Niemeyer, está recheado de exposições e atividades. O museu, que tem programações especiais como as visitas gratuitas às quartas-feiras e o horário estendido na primeira quinta-feira de cada mês (até as 20h), tem uma novidade no mês de dezembro: os domingos também, excepcionalmente, têm entrada franca. Vale acompanhar o site do museu, que tem programações especiais, inclusive colônia de férias, no período das férias de verão.

Um dos corações da Bienal de Curitiba 2017, que homenageia a China, o MON traz  exposições dentro deste tema em vários espaços, entre eles o “Olho” e o Espaço Araucária, com curadoria de Fan Dian, Fang Zhenning e Liu Chunfeng, recebendo obras de 36 artistas chineses, além da área externa do museu. No térreo da Torre do MON, está em cartaz a CAFAM Biennial (Central Academy of Fine Arts Museum) de Pequim, e no primeiro andar da Torre está a Shanghai Biennale.

Informações: www.museuoscarniemeyer.org.br

 

Além destes listados, há vários outros museus com temáticas instrutivas e abordagens interessantes para a criança e o jovem. Vale a pena visitá-los. Quem se interessa por arte também encontrará um menu completo de oportunidades de conhecimento e vivência na Bienal Internacional de Curitiba 2017.

 

Realizada até 25 de fevereiro, a Bienal de Curitiba homenageia a China, com o tema “Antípodas – Diverso e Reverso”, com a prestigiada curadoria de Tício Escobar. Com exposições e eventos em espaços diversos da cidade, entre eles o MON, a Biblioteca Pública do Paraná, o Muralzinho de Ideias, o Museu Parananense e o Memorial de Curitiba, reúne um grande panorama da produção artística brasileira e mundial, com obras de artistas dos cinco continentes. Vale conhecer mais: http://bienaldecuritiba.com.br.

 

Enfim, em espaços abertos ou fechados, os museus são casas de conhecimento. Cada vez mais vívidos e voltados ao experimento das temáticas abordadas, eles mostram que o processo de aprender pode ser intenso e ao mesmo tempo simples e dinâmico. Ele não se encerra em paredes e objetos expostos, mas sim se movimenta junto com o seu público a cada peça exposta, a cada instalação proposta. Viver e aprender podem se encontrar com simplicidade e fluência em uma visita a um bom museu na atualidade.

 

*Artigo escrito por Juliana Pedroso, coordenadora de comunicação e marketing do Sion Curitiba. O Colégio Sion colabora voluntariamente com o Instituto GRPCOM no blog Educação e Mídia.

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]