• Carregando...
(Foto: Henry Milléo)
(Foto: Henry Milléo)| Foto:
(Foto: Henry Milléo)

(Foto: Henry Milléo)

Durante a vida escolar e especialmente no Ensino Médio, quando os estudantes estão se preparando para os vestibulares e ENEM, além de assistir às aulas e fazer os exercícios exigidos pelos professores, é muito importante que o aluno estude com regularidade para sistematizar e aprender os conteúdos trabalhados em sala de aula.

A prática de estudar sozinho merece a mesma dedicação e atenção dedicados ao ato de aprender em sala. Mas a falta de organização está entre as maiores dificuldades enfrentadas pelos alunos.

A dificuldade de se organizar atrapalha o bom desempenho dos estudantes, pois pode acarretar no acúmulo de conteúdos para estudar na véspera das provas. Além de não se apropriar do conteúdo da melhor maneira,  cria uma sensação de ansiedade.

Se organizar para estudar é também um ‘conteúdo’ para ser aprendido. No Colégio Marista de Brasília (Maristão), os alunos têm a oportunidade de aprender a se organizar nas ‘orientações de estudo’, que são encontros individuais realizados mediante agendamento, para conversar com a equipe da escola e receber informações sobre métodos e planejamento.

Neste atendimento individual e personalizado, os estudantes recebem orientações e elaboram uma grade horária, distribuindo suas atividades semanais de estudo, lazer e outras atividades. Também são orientados sobre os métodos mais adequados de estudo e tempo necessário. Esse atendimento proporciona a elevação do potencial do aluno.

Deve-se estudar sempre. A regularidade e a rotina favorecem o processo de aprendizagem. Também é recomendado diversificar os métodos: estudar em grupo, individualmente, pela internet, dando aulas, frequentando plantões, elaborando perguntas, entre outros.

A carga horária de estudo recomendada varia de acordo com a etapa de aprendizado e com o objetivo de cada aluno. No Ensino Médio, sugerimos cerca de 12 horas semanais para a 1ª série; 15 para a 2ª; e 18 para a 3ª série. Quem almeja passar nos cursos mais concorridos nos exames externos, provavelmente precisa estudar mais.

É importante realizar intervalos que favoreçam o hábito de estudos e preparem o aluno para a próxima disciplina a ser estudada. Porém, deve-se evitar atividades que tirem o foco. O período é para estudar, logo o intervalo não é para lazer.  As redes sociais, por exemplo, quando utilizadas para o estudo, ajudam bastante, mas têm um potencial grande de distração. A televisão, o computador, a cama também são elementos que podem dificultar o hábito saudável de estudo.

Não se preparar devidamente e aumentar as horas de estudo na véspera das provas geralmente não favorece a aprendizagem. A tendência é atrapalhar o processo. Na véspera da prova, o estudante bem preparado tem a possibilidade de reduzir a carga horária, pois a regularidade contribui significativamente para a tranquilidade e segurança acerca do conteúdo a ser cobrado.

Outro elemento que não pode ser negligenciado é a estabilidade emocional. O aluno que se prepara adequadamente geralmente não apresenta ansiedade, medo ou o “branco” na hora da avaliação. Estabelecer um método de estudo favorece a regularidade no processo de preparação, o sistematiza, diminui a ansiedade e potencializa a possibilidade de bons resultados.

*Artigo escrito por Matheus Kaiser, integrante do Núcleo Psicopedagógico do Colégio Marista de Brasília. O Grupo Marista é colaborador voluntário do Instituto GRPCOM no blog Educação e Mídia. 

 **Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]