• Carregando...
Sonhos e fantasias, um presente para as crianças
| Foto:

Chega outubro e com ele o dia das crianças. Depois vem dezembro, junto com o Natal. Pais, avós, tios, padrinhos, encaram a díficil missão de presentear as crianças da família. Mas o que dar para elas nessas datas tão especiais?

Jogos, celulares, roupas, brinquedos, invenções tecnológicas. São tantas opções cheias de encantos nesse mundo atual. E elas saltam aos olhos, pululam na mídia, buscando espaço em nossas casas.

Ao receberem um novo presente, as crianças logo perguntam: O que isso faz? Os presentes de hoje têm de fazer algo, de preferência que seja extraordinário. Mas depois de tantos feitos, os objetos encantados perdem a graça e ficam esquecidos num canto qualquer da casa. O fascínio dá lugar à mesmice. O que antes empolgava torna-se esquecimento. Assim, os presentes acabam sendo cada vez mais fugazes. Rapidamente, tornam-se um mero objeto decorativo, deixado nas esquinas do tempo.

Então, como mudar essa realidade? O que podemos dar às nossas crianças? Que presentes podem trazer um real encantamento?

Talvez, nossas crianças estejam precisando de sonhos, de fantasias, de imaginação. Trazer para a realidade o que divaga em nossas mentes, brincar com o nosso imaginário… E se pudéssemos dar-lhes um mundo mágico, com direito a bruxas, princesas e heróis? Ou reinos distantes, com príncipes e dragões? Ou viagens fascinantes, com belas paisagens e personagens singulares?

Nós podemos lhes dar isso. Um livro pode. Falamos tanto em leitura, em incentivar os pequenos a ler, mas, muitas vezes, nos esquecemos de que um livro também é um presente. E um bom presente.

Vamos proporcionar aos pequenos um mundo regado a muita imaginação. Deixá-los conhecer o pó do pirilimpimpim; cativar-se por lindas rosas e um pequeno príncipe; ser amigos de um pé de laranja-lima; voar junto de Peter Pan; afungetar os lobos maus pelo caminho; fazer descobertas com Sherlock Holmes; ouvir as encantadas histórias de Sherazade.

Tantas possibilidades no voo da leitura… São páginas recheadas de ilustrações e histórias, que incentivam os nossos pequenos a sonhar. Então, por que não lhes dar sonhos de presente? Um livro é uma porta para a imaginação, um convite ao sonho, um pacto com o mágico.

Nada melhor do que histórias para celebrar a infância, para que as crianças possam continuar sendo crianças no mundo que se descortina a sua frente.  Um livro liberta, acalenta, transforma.

Certamente, livros são presentes jamais esquecidos, pois sempre lembramos com carinho das histórias que lemos ou escutamos quando éramos crianças e que, até hoje, na aridez da vida adulta, ainda ecoam em nossas memórias e nos fazem sonhar…

 

– Ana Rapha Nunes é escritora infanto-juvenil, autora de livros como “Mariana”, “Lucas, o garoto gamer”, “A noite chegou… e o sono não vem”  e “A Lua que eu te dei”. A autora é especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, e visita várias escolas, abordando a importância da literatura para o público infanto-juvenil.  Seu contato: escritora.anarapha@gmail.com

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]