• Carregando...
(Foto: Acervo)

(Foto: Acervo)

Para o vestibulando, o último bimestre é a época mais decisiva do ano. É o momento de colocar literalmente à prova meses e meses de preparo, muito estudo e dedicação, muitas vezes exclusiva, para entrar em uma universidade. O Enem, a porta de entrada para muitas instituições de ensino superior, acontece logo no primeiro final de semana de novembro. É preciso, nessa reta final, munir-se de bons materiais, capazes de ajudar a manter todo o conteúdo em dia. E se engana quem pensa apenas em apostilas e livros didáticos. Celulares e tablets, tão fáceis de carregar para todos os lugares, podem ser aliados poderosos nessa preparação.

Quando utilizados corretamente, os aplicativos têm se mostrado excelentes opções e a variedade ofertada pelas lojas virtuais vão desde os que dão dicas para redação até os que fazem simulados. Os smartphones são tão bem-vindos que o Ministério da Educação (MEC) lançou este ano o “Hora do Enem”, aplicativo gratuito com videoaulas, simulados e exercícios. O aluno informa qual o curso de interesse e quantas horas pretende se dedicar aos estudos. Com base nessas informações, o próprio sistema cria um plano com atividades voltadas às necessidades daquele estudante.

O aplicativo Prova 10 (PV 10), desenvolvido pelo Colégio Sesi, segue a mesma lógica. O utilitário é focado em organização pessoal, estratégias de desempenho, estudo e batalhas entre os estudantes. A ferramenta permite ainda, além da revisão dos temas de maior interesse, a gestão de tempo, habilidade fundamental para conseguir responder todas as questões no dia da prova. Com diversas funcionalidades, o aplicativo possibilita ao aluno estudar por 30 minutos diariamente nessa plataforma, até a véspera do exame.

É importante lembrar que os candidatos também precisam estar atentos ao que acontece no mundo. Por isso, os aplicativos de notícias são ferramentas importantes, pois mantêm os estudantes atualizados, o que, certamente, irá auxiliá-los nas provas de redação. Baixar aplicativos de veículos diversificados, que oferecem fontes de informação variadas, é um caminho para aguçar os argumentos e também o pensamento crítico, o que é um grande diferencial.

Os aplicativos são ótimas maneiras para se atualizar para as provas, mas não vão preparar nenhum aluno que não estudou o suficiente desde o começo do ano. Agora o momento é de confiança.  Quem fez um bom trabalho, deve só esperar pelo melhor resultado.

*Artigo escrito por Lilian Luitz, psicopedagoga especialista em desenvolvimento pessoal e familiar e gerente de educação do SESI Paraná. O SESI colabora voluntariamente com o Instituto GRPCOM no blog Educação e Mídia.

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]