• Carregando...
Pumpkinhead, o demônio da vingança
| Foto:

Stan Winston (1946 – 2008) optou por um filme de horror para marcar sua estreia como diretor de cinema. Pumpkinhead (1988) estreou sem muito alarde e acabou esquecido pelo público geral. Os fãs do gênero, no entanto, geralmente gostam da obra do responsável pelos efeitos visuais de Aliens, o Resgate (1986), Exterminador do Futuro (1984) e O Predador (1987), entre outros.

Reprodução
O monstro de Pumpkinhead (1988).

A trama do filme acompanha Ed Harley (Lance Henriksen), um fazendeiro que perde o filho em um atropelamento, durante um rally de motos de um grupo de jovens. Desacorçoado, ele pede ajuda de uma velha anciã para invocar um demônio, que passa a caçar os responsáveis pela morte do garoto.

Para sua estreia, Winston apostou no seguro. Pumpkinhead dificilmente ganharia as graças do público pela originalidade. O cenário cheio de neblina, a personalidade fútil dos protagonistas e os falsos sustos formam um pacote previsível da obra, que não deixa de ser competente por isso.

A criatura-título é o grande triunfo da obra. Com braços longos e rosto desengonçado, o monstro, que parece uma versão albina do antagonista de Alien, o Oitavo Passageiro (1979), mistura animatrônica com fantasias. Um tipo de recurso praticamente extinto do horror em tempos de computação gráfica.

Reprodução
Lance Henriksen, em Pumpkinhead (1988).

Por ter feito um pacto com o demônio Pumpkinhead, Harley cria um vínculo corporal com a criatura. Além de dividirem as mesmas sensações, o monstro também começa a ficar com a cara do ator Lance Henriksen nos minutos finais do filme. A briga entre o personagem, que se arrepende de ter invocado o monstro, e sua versão do inferno é uma das coisas mais legais filmadas na década de 1980.

Winston só dirigiria outro filme além desse, a comédia Meu Amigo, o Gnomo (1990). Pumpkinhead, por outro lado, teve três sequências. Nenhuma delas muito digna de ser vista.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]