• Carregando...

Tãn tararãn tãn tãããnnn! (som de corneta)

– Majestade! O Bobo da Corte se aproxima!

O Bobo da Corte, bastante nervoso e aflito, entra na sala onde o Rei está dançando e cantando, vestindo a camisa da seleção brasileira de futebol.

– Majestade!

O Rei ainda está dançando e cantando.

– A copa do mundo é nossa!  Com brasileiro, não há quem possa! … Olá Bobo! Hoje não precisa me animar, pois estou muito feliz! Vai ter Copa! Aprovaram! Vai ter copa aqui! … a copa do mundo…

– É disso mesmo que vim falar, meu nobre Rei. O povo está reclamando, estão questionando os gastos, todos acham um absurdo e perguntam por que este dinheiro todo não foi investido diretamente em outras obras mais importantes do que estádio de futebol e outras coisas que envolvem a Copa do Mundo.

– Ué! Mas vamos ter Copa! É a Copa do Mundo de futebol, Bobo! Do que reclamam agora? Enfim, deixa prá lá. Eles sempre estão reclamando de alguma coisa. Venha aqui que quero te mostrar o meu texto de comédia!

– Texto? Comédia? Como assim, Majestade?

– Isso mesmo, Bobo! Comecei a contar para a realeza em nossos banquetes as histórias de como comando o meu reino. É hilário! Eles adoram! Decidi preparar um ato de comédia e me apresentar no próximo banquete! Eles vão chorar de rir! Nem vou levar o Carrasco junto para degolar quem não rir, vai ser um sucesso! Olha aqui esta parte em que digo…

O Bobo corta a fala do Rei e insiste.

– Majestade, o assunto é sério! O povo está questionando os gastos da Copa, os números são absurdos e o povo sabe que este dinheiro não vai voltar facilmente para os cofres e nem ser revertido em algo justificável para a população.

– E daí? Eles sempre questionam! E não são todos, pois uma boa parte nem sabe fazer conta matemática! Se falar em Bhaskara vão achar que é uma doença!  – hahahaha – Vou anotar esta! Muito boa! Vou por no texto!

– Esta é a questão, Majestade. Sabe quantas escolas poderiam ser reformadas com o dinheiro da Copa? Só para o estádio estão sendo gastos centenas de milhões de reais! CENTENAS DE MILHÕES! Imagine o impacto que isso teria na educação?

– Bobo! Ficou louco? Imagine se o povo começar a estudar mesmo! Vão começar a pedir dinheiro para material escolar, aumento salarial para os professores, vão até querer melhorar a merenda! Eles vão querer comer de verdade! Imagine o gasto que isso daria? Espera, deixa eu anotar esta também, fiz uma piada boa aqui – hahahaha – “imaginem se o povo estudasse…”

– Majestade, já estão reclamando disso! E o senhor prometeu que se eleito fosse faria melhorias em tudo isso!

– Sim, eu sei. É de praxe prometer isso, queria que eu falasse o que? Que investiria um rio de dinheiro em um estádio de futebol? Que eles continuariam passando fome e blá, blá, blá? Eu sei dos problemas, só que gasta muito pra fazer melhorias que resolvam. E dá muito trabalho! Tipo, obra de saneamento, ninguém vê a tubulação! Se o povo não vê, o povo não lembra. E outra, vai ter Copa! O povo vai adorar assistir Argélia x Rússia! E eles nem sabem onde fica a Argélia! – hahahahahahahaha – Espera, vou anotar esta também!

O Rei que está “se rachando de rir”, anota mais uma piada em sua caderneta. O bobo continua.

– E você sabe onde fica?

– Eu não preciso saber de nada, Bobo! Eu preciso saber acenar e assinar! O resto é com o pessoal da realeza, eu sou quem corta a fita. Mas fique tranqüilo, eu resolvi esta questão! Inventei um bordão.

– Bordão?

-Sim, cada vez que me perguntarem sobre algum problema vou olhar sorridente para a pessoa e vou dizer em voz solene: “não sei de nada. Eu não trabalho aqui, só vim inaugurar”. Só vai ser difícil de segurar a gargalhada! – hahahahahaha – espera, espera, deixa eu anotar isso aqui! – hahahahaha.

– Acha que vai dar certo?

– Claro que sim, o último Rei fazia um monte de loucura, até tomava os gravadores dos jornalistas e o mesmo povo, que chamava ele de louco manteve-o na política do reinado.  Inclusive, ele me xinga por qualquer coisa… Estes dias…

– Meu Rei, as pessoas estão morrendo nos hospitais, a infraestrutura do reinado está um lixo, o transporte está um cacareco e você e todo mundo que cuida do reinado está gastando um monte com esta Copa! E eu nem estou falando de obras como a daquela ponte gigantesca que é para inglês ver. Digo, russos, espanhóis, etc! O povo está passando fome nas ruas! Está difícil a vida no interior! Tem pobreza para todo lado! A violência está tomando conta!

– Bobo, a culpa não é minha. É assim no Brasil inteiro. Esta Copa nem foi ideia minha, nem da minha realeza. Em outros reinados, em que a situação é pior, estão gastando bem mais. E nem você, nem a população entenderiam como funcionam gastos de obras públicas. É complicado. Espera! Fiz mais uma piada! – hahahahahaha – “se o povo soubesse…”

– Mas o senhor poderia ter ficado contra, ter sido sensato e gastar com o que tem que ser gasto mesmo, poderia ter rejeitado a vinda da Copa. Ou melhor, não deveria ter dado mais dinheiro.

– Contra? Está louco? E se liberei mais verba foi para defender os interesses do povo. É a Copa do Povo! É a Copa do Mundo! E a Seleção Brasileira vai ganhar esta, hein, Bobo? Pode apostar!

– Tomara! Acho que o Felipão conseguiu formar um bom time!

– O Brasil vai ganhar esta e todo mundo vai ficar feliz! Assim como em 94. Que copa foi aquela hein? Todo mundo nas ruas, o Brasil ficou verde e amarelo!

-Teremos feriado nos dias dos jogos?

– Claro que sim! E quem trabalha em dia de jogo do Brasil? O Povo quer é ver jogo! – hahahahaha.

-Verdade! Que maravilha! E poderemos ver tudo de pertinho porque a Copa é aqui! Vamos ter Copa! Vamos ter Copa! Obrigado, Majestade. Vou acalmar os súditos, como sempre, eles vão entender! E, de qualquer forma, logo vão esquecer de tudo isso.

-Sim, como sempre! hehe

– Com sua licença, Majestade.

O Bobo curva-se novamente em frente ao Rei e sai faceiro e cantarolando: “a copa do mundo é nossa! Com brasileiro, não há quem possa…”

O Rei manda chamar o Carrasco. O Corneteiro anuncia, o carrasco entra e curva-se diante do Rei.

– Pois não, nobre Majestade?

– Fique de olho no Bobo da Corte. Ele anda muito esperto e falando demais.

– E o que quer que eu faça?

– Por enquanto nada, mas se ele falar da obra do metrô, corte a cabeça dele!

OBS: Esta é uma obra e ficção, sem base em fatos nem personalidades reais. (piscadinha com o olho direito).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]