• Carregando...
A pianista e professora Henriqueta Garcez Duarte
A pianista e professora Henriqueta Garcez Duarte| Foto:
A pianista e professora Henriqueta Garcez Duarte

A pianista e professora Henriqueta Garcez Duarte

A pianista e professora Henriqueta Garcez Duarte realizou um trabalho que qualifico como dos mais importantes já realizados entre nós. Discípula de Magda Tagliaferro, depois de um período vivendo na Europa iniciou seu trabalho pedagógico em Curitiba no início da década de 1960. A revolução que ela operou no ensino de piano foi radical: novas edições das partituras que eram trabalhadas (versões urtext, na época uma novidade no Brasil), amplitude do repertório e excelência técnica. Posteriormente foi Diretora da EMBAP (Escola de Música e Belas Artes do Paraná) quando expandiu sensivelmente o quadro de professores e quando, pela primeira vez por aqui, foram oferecidos cursos da maior parte dos instrumentos de orquestra. Toda uma geração de instrumentistas paranaenses, não apenas pianistas, se originou neste trabalho estafante e vitorioso que ela realizou à frente da mais tradicional Escola de Música do Paraná. Como professora de piano é impressionante a quantidade e a qualidade de seus discípulos que, infelizmente, pouco se apresentam aqui em Curitiba. Poder revê-los e escutá-los é uma das principais razões para que se prestigie o Concerto em homenagem aos 90 anos de Henriqueta Garcez Duarte, que acontecerá nesta terça feira, 17 de maio às 20 horas na Capela Santa Maria em Curitiba. Na realidade a Professora Henriqueta completou 90 anos no último mês de novembro (eu dediquei a ela um concerto que estava regendo frente à Camerata Antiqua exatamente no dia) mas os afazeres de seus discípulos espalhados pelo mundo só permitiram uma homenagem agora.
Destaco três artistas que muito estranhamente não se apresentam há muitos anos por aqui e que participarão deste concerto:

Vania Pimentel

Vania Pimentel,

Vania Pimentel, esta extraordinária artista que hoje em dia vive no Estados Unidos, Roberto Domingos,solista e camerista excepcional que é professor na Hochschule für Musik de Karlsruhe na Alemanha
e José Henrique Martins, instrumentista de técnica fulgurante, atual professor na Universidade Federal da Paraíba.

Roberto Domingos

Roberto Domingos

Eles atuarão junto a outros discípulos da Professora Henriqueta e que têm uma intensa atividade por aqui: Carmen Celia Fregoneze, Daniela Tsi Gerber, Larissa Boruschenko, Alexander Ribeiro de Lara, Renata Bittencourt, Carlos Assis e Eduardo Knob. Haverá ainda uma divertida surpresa da pianista Doris Warrentin. No programa só música de alta qualidade: Debussy, Schubert, Liszt entre outros e considero um destaque no repertório uma obra do compositor brasileiro Liduíno Pitombeira dedicada ao pianista José Henrique Martins.

José Henrique Martins

José Henrique Martins

Para quem conhece as agruras pelas quais passa atualmente a EMBAP é importante se aquilatar um trabalho que foi vitorioso naquela instituição. Muitos dos seguidores da Professora Henriqueta, e que estarão se apresentando neste concerto, lutam incessantemente para que a instituição não morra. Não tenho dúvida que esta apresentação, que se aproveita do magnífico piano que está na Capela Santa Maria, será um marco na vida musical da cidade.

Serviço: Concerto em Homenagem à pianista e professora Henriqueta Garcez Duarte. Capela Santa Maria. Dia 17 de maio de 2016. 20 horas. Entrada franca

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]