• Carregando...
A terra do aluguel em Curitiba
| Foto:

Grande parte dos moradores do Centro de Curitiba não têm imóvel próprio, e mora de aluguel. De acordo com dados do Censo 2010, do IBGE, 44,1% dos habitantes dos domicílios particulares desse bairro são locatários. É um número muito alto, que fica bem acima da média de Curitiba (21,2) e de todo o Brasil (18,3).

Henry Milléo/Gazeta do Povo
Imóvel pichado no Calçadão da Rua XV.

Será que isso causa alguma influência na manutenção do bairro? Como a maioria está vivendo apenas de aluguel, não se preocupa tanto com o aspecto do imóvel, se está feio, sujo ou pichado? Seguindo esse raciocínio, por não ter raízes no local, o morador não se preocupa muito com o visual do bairro?

Bom, essas são apenas conjecturas e dúvidas, que precisam ser pesquisadas a fundo antes de virarem afirmações ou negações.

Os outros bairros de Curitiba com grande proporção de residências alugadas são o Rebouças (38% dos moradores) e o São Francisco (37,4%). Como estes três são locais que sofrem bastante com pichações, lancei as hipóteses do parágrafo acima.

Os problemas do centro com pichações e violência foram abordados em reportagem da série Voz da Cidade sobre a Regional Matriz. Mas, como dito na coluna publicada hoje pela Gazeta do Povo, Vida longa ao Largo da Ordem, os problemas da região central devem ser encarados como desafios e oportunidades de criarmos projetos inovadores, que tragam soluções definitivas.

Em tempo: o Jardim Social aparece como o bairro com o menor número de imóveis alugados (8,3%).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]