• Carregando...
A Vilinha do Bairro Alto e a lenda do nascimento de Curitiba
| Foto:

Curitiba foi fundada em 29 de março de 1693, tendo como ponto inicial a Praça Tiradentes, bem no centro da cidade. Mas você sabe como os desbravadores chegaram até esse local?

Há algumas lendas a respeito, e uma delas é contada em uma placa no Parque Histórico da Vilinha, no Bairro Alto:

“No século XVII, colonizadores portugueses enfrentaram os perigos da Serra do Mar para garimpar ouro no primeiro planalto, o que originou um povoado às margens do Rio Atuba, a Vilinha. A escassez de alimentos e de ouro teria obrigado esses homens a transferir sua povoação para outro lugar. Conta a lenda da fundação de Curitiba que o chefe indígena Tingüi, dos Campos do Tindiqüera, teria escolhido e conduzido os portugueses para o local onde hoje se situa a Praça Tiradentes, ponto inicial da cidade.”

Hoje, o Parque da Vilinha tem academia ao ar livre, canchas de esporte, pista de corrida e um centro cultural, que oferece atividades artísticas e físicas.

Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
Mayra e Thalyta caminhando na Vilinha, às margens do Rio Atuba.

Mayra Rosa, 52 anos e Thalyta Rosa, 28 anos, mãe e filha, gostam de fazer caminhadas no local. Afinal, quem é que não gosta de ter um parque pertinho de casa? Mas, para elas, tem um probleminha. A filha mais nova de Mayra, de 12 anos, não pode andar de patinete ou bicicleta na pista.

“Teria que ter mais uma pista para a criançada brincar. Os escorregadores são para os pequeninos, para a idade dela não tem o que fazer aqui. No fim de semana, a gente pega o carro e vai para o Barigüi”, contam Mayra e Thalyta. Elas pedem também mais atividades no centro cultural.

Vera Regina Santos Senna, 57 anos, diz que está satisfeita com os serviços do parque. De manhã ela faz ginástica para a terceira idade e à tarde acompanha o neto nas aulas de judô. “Depois que reformaram isso aqui, no ano passado, melhorou 100%. É muito bom, e a gente tem um espaço ali que dá para se reunir, fazer o Clube de Mães.”

Para Vera, o Parque da Vilinha tem potencial para ser uma atração turística da cidade.

Quer conhecer?
O Parque Histórico da Vilinha fica no final da Rua Marco Polo, no Bairro Alto, na Regional Boa Vista.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]