• Carregando...
1ª Festa do Pinhão – Data: 05/06/2025 – Local: Parque São Lourenço
| Foto:

Se você já se deparou com este cartaz, deve ter pensado: será que erraram a data?

Dizem que brasileiro não pensa em longo prazo, pelo contrário, deixa tudo para a última hora. Mas, felizmente, nem todos são assim. Algumas centenas de curitibanos há dez anos plantam e monitoram o crescimento de araucárias e outras árvores nativas da região com o objetivo de recompor parte da mata derrubada na cidade.

Tudo começou com um grupo de voluntários, no parque São Lourenço, quando a Associação dos Moradores e Amigos do São Lourenço (AMA São Lourenço) lançou o desafio de não só plantar novas árvores no parque, mas cuidar delas, para que até 2025 seja possível fazer uma festa com os seus pinhões. Hoje mais de mil pessoas de escolas da região, grupos de escoteiros e outros voluntários fazem mutirões para dar fôlego à ação.

Segundo Cesar Paes Leme, presidente da AMA São Lourenço, “sustentabilidade é muito mais do que dizer: plante uma árvore. É preciso acompanhar seu crescimento. Hoje vemos nossas crianças crescendo junto com as árvores dessa nova floresta – a floresta que estamos construindo aqui – para as pessoas que estarão em nossa cidade daqui a 100, 200 anos ou mais. Construir e manter uma nova floresta é um desafio gigantesco – é um feito histórico”.

Muitos problemas ambientais, sociais e econômicos poderiam ser resolvidos apenas com a mudança da visão imediatista por uma visão a médio e longo prazo. E você, tem projetos para mais de cinco anos?

Conheça mais sobre a iniciativa acessando o site.

Assista a entrevista com Cesar Paes Leme:

– Quer saber mais sobre sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto RPC também no twitter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]