• Carregando...
Foto: NFL
Foto: NFL| Foto:
Foto: NFL

Foto: NFL

Acompanho NFL desde 2011, e desde então me tornei fã do esporte. Sempre acreditei que práticas esportivas nos desenvolvem pessoalmente e profissionalmente. A performance de um atleta é diretamente proporcional ao seu treinamento e dedicação, assim como o êxito de um gestor ou líder de uma organização em relação a implementação ou execução de um projeto.

Veja por exemplo Tom Brady, quarterback da equipe do New England Patriots. O jogador já disputou sete finais e é dono de cinco anéis de Super Bowl. “Muita sorte”, dizem alguns. “ Muitos recursos financeiros” dizem outros. Mas de fato, porque será que um profissional alcança resultados tão espantosos ao longo de uma carreira? Essa pergunta foi feita a Bill Belichick, técnico e líder da equipe de New England há 17 anos, o mesmo respondeu de forma objetiva: “Os resultados são reflexos de disciplina, planejamento e estatística. ”

Foi nesse momento, que percebi o quanto a NFL poderia me ensinar em relação ao gerenciamento de um projeto. Atualmente sou responsável por gerenciar uma frente comercial de responsabilidade social, que consiste em uma rede de investidores que geram impacto direto em instituições voltadas a pessoas com deficiência, melhorando a gestão, e aumentando a qualidade de ensino. Resolvi levar em consideração os aspectos indicados pelo líder do Patriots para potencializar os resultados do projeto.

A disciplina é essencial para alcançar os resultados desejados. É extremamente necessário o desenvolvimento e acompanhamento de metas de uma equipe, é importantíssimo a criação de processos e a manutenção dos mesmos para padronizar resultados e atividades. O feedback deve ser constante, individual e claro, e planos de saídas devem ser elaborados por mais que o projeto pareça não ter falhas.

O Planejamento é crucial para um projeto de sucesso, é necessário simular cases, estudar e entender clientes, validar premissas, acompanhar resultados singulares e globais, prever prováveis problemas externos e internos. Um bom planejamento resulta em tempo hábil para o gestor identificar problemas e reestruturar processos.

Assim como na NFL, a matemática é um fator chave em qualquer projeto, quando um plano é baseado em indicadores, é possível desenvolver ferramentas mais assertivas para atingir objetivos. A mensuração de números dá autonomia ao gestor, pois é possível saber exatamente o rendimento global do projeto, ou o rendimento individual de cada membro da equipe, além disso processos baseados em indicadores reais tendem a otimizar tempo e recursos.

Quando comecei a avaliar e utilizar os recursos da disciplina, planejamento e estatística, percebi um aumento de produtividade e qualidade de meus trabalhos. O projeto cresceu em termos de equipe, de quatro para oito pessoas, o número de investidores aumentou em 57% e a receita aumentou 66% em 12 meses. Tanto um título de Super Bowl quanto um projeto aprovado ou bem executado, representam o mesmo sentimento: Orgulho. Conquistas precisam ser construídas, lapidadas e colocadas em prática, com auxílio de movimentos de organização, gestão e qualidade.

 

*Artigo escrito por Matheus Garcia, Estudante de Gestão Comercial da FAE Curitiba. É Coordenador Comercial na ASID Brasil (Ação Social para Igualdade das Diferenças), OSC que trabalha para aprimorar a gestão das instituições gratuitas de atendimento e ensino a pessoas com deficiência, resultando na abertura de vagas e melhoria da qualidade de atendimento. A ASID colabora voluntariamente com o Instituto GRPCOM no blog Giro Sustentável.

**Quer saber mais sobre cidadania, educação, cultura, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]