• Carregando...
(Foto: SINEPE -Escoamento da água no telhado do salão de festas da Faculdade Bagozzi)
(Foto: SINEPE -Escoamento da água no telhado do salão de festas da Faculdade Bagozzi)| Foto:
(Foto: SINEPE -Escoamento da água no telhado do salão de festas da Faculdade Bagozzi)

(Foto: SINEPE – Captação de água da chuva na Faculdade Bagozzi)

A chuva é uma fonte de água doce valiosa e sua captação é de extrema importância, principalmente porque a água é um recurso finito e vulnerável. A vida e os ecossistemas terrestres estão ameaçados, a não ser que os recursos hídricos sejam gerenciados de forma mais efetiva no presente e no futuro.

O consumo diário de água é muito variável ao redor do globo, com gasto médio fortemente relacionado com os níveis de desenvolvimento do país e de renda da população. Uma pessoa necessita de, pelo menos, 40 litros de água por dia. Nesse contexto, torna-se imprescindível seu uso racional.

Sem dúvida, uma grande arma contra o desperdício de água é a conscientização de que ela é um bem finito e de que seu uso racional se faz necessário. Observando o desperdício e o uso inadequado da água na Faculdade Bagozzi, realizei um estudo de caso que teve como tema central o aproveitamento da água da chuva.

O trabalho consistiu em identificar, discriminar e quantificar o consumo de água tratada, assim como sua destinação dentro deste ambiente. Levantar áreas de captação de água de chuva, calcular capacidades de armazenagem e estudar possibilidades de sistemas de filtragem de resíduos também fizeram parte deste estudo.

O objetivo era saber quanto a utilização da água de chuva pode contribuir para a melhor utilização do recurso na instituição, levantar dados de viabilidade técnica e econômica e, por fim, diminuir o impacto ambiental através do aproveitamento da água da chuva nas descargas dos 122 banheiros da Faculdade.

Desde então, estamos desenvolvendo um projeto de simples aplicação que permitirá uma redução de aproximadamente 67,5 m³ por mês do consumo de água potável e o equivalente a 46% a menos no custo da conta de água. A Faculdade Bagozzi irá utilizar a água de chuva captada em um sistema próprio para caixas d’água direcionadas especificamente às descargas sanitárias, irrigação de jardins e lavagem de calçadas e ambientes.

Após estudos desenvolvidos nas contas de água da Faculdade Bagozzi, estimou-se, apenas com o consumo de água para a descarga, um decréscimo em torno de R$ 8 mil por ano, com economia relativa de 810 m³ de água potável anualmente.

Por estimativa de que o ser humano vive bem usando cerca de 40 litros diários de água e considerando a quantidade de água da chuva que o Paraná recebe por ano, pode-se afirmar que com a economia de um ano das descargas da Faculdade seria possível sustentar o equivalente a 20.250 pessoas num dia de consumo, 101,25 famílias de cinco pessoas em um dia ou 8,5 famílias por ano. É importante pensar nisso e agir em prol da preservação deste recurso tão importante.

*Artigo escrito por Douglas Oliani, diretor geral da Faculdade Bagozzi, instituição associada ao Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe/PR). O SINEPE é colaborador voluntário do Instituto GRPCOM no blog Giro Sustentável.  

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom e no Twitter: @InstitutoGRPCOM

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]