• Carregando...
Alimentação Sustentável e o Veganismo
| Foto:

Dia 1º de Novembro é o Dia Mundial Vegano, dia de refletir sobre adotar o veganismo não apenas como opção alimentar, mas como alternativa para salvarmos o mundo. Afinal, ser uma pessoa de hábitos sustentáveis está diretamente relacionado a consumir coisas que usam o mínimo de recursos necessários em sua produção; tornar-se vegano é um grande passo rumo a um estilo de vida sustentável

A indústria da carne

A produção de proteína animal tem um efeito devastador sobre o meio ambiente, sobretudo a pecuária, que consome quantidades enormes de água, grãos, combustíveis fósseis e pesticidas. No Brasil, só a pecuária é responsável por pelo menos 60% do desmatamento da floresta amazônica. A produção de apenas 1 kg de carne bovina exige mais de 165 m² de pasto. Isso equivale a mais de 6.500 m² de terras por ano para cada brasileiro apenas para a produção de carne bovina.

Por outro lado, para sustentar cada pessoa vegana é necessário 1/6 da terra que para sustentar um indivíduo que baseie sua alimentação em carnes. Para se ter ideia, a produção de 210 kg de carnes (1 boi) é utilizado em média 1 hectare (10 mil m²) e leva de 1 a 2 anos. Nesse mesmo período, é possível produzir neste mesmo espaço:

– 5t de feijão

– ou 16t de trigo

– ou 4t de cenoura

– ou 40t de tomate

– ou 13t de arroz

– ou 23t de milho

Cerca de 80% dos grãos de milho e soja produzidos são destinados a alimentação destes animais, sendo que metade de toda produção de grãos do mundo também é destinada a alimentação dos animais de abate. Diariamente, um bilhão de mulheres, homens e crianças vão dormir com fome, enquanto 10 milhões morrem por desnutrição a cada ano. Metade dos grãos e hortaliças que os animais de abate consomem é suficiente para alimentar essas pessoas, acabando com a fome no mundo.

Um outro grande problema da atualidade é a falta de acesso a água potável. Segundo a ONU, mais meio bilhão de pessoas não tem acesso a água limpa.

Frutos do mar

A grande exploração de frutos e animais marinhos também causa um sério desequilíbrio do ecossistema aquático.

Ao retirar grandes quantidades de peixes do seu habitat natural, isso também afeta o bioma onde eles vivem. Isso é, muitos corais são ameaçados e a vida marinha pode ser extinta.

A atividade literalmente está destruindo o nosso meio ambiente para fins de alimentação.

Entrevista: Ricardo Laurino

Para reforçar os argumentos a favor do veganismo, conversamos com o Ricardo Laurino, que é empresário, consultor empresarial, apresentador, coordenador da Mostra Internacional de Cinema Pelos Animais, palestrante, autor do livro “O Último Teste” e presidente da SVB – Sociedade Vegetariana Brasileira.

Como presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira e há 14 anos vegano, como você vê a relação da consciência das pessoas sobre o impacto do consumo alimentar no meio ambiente?

– Vejo que as pessoas têm interesse em reduzir os impactos. O grande problema é que normalmente somos levados a informações genéricas como: não vamos desmatar, ou, vamos poluir menos. Mas exatamente o que podemos fazer é muito pouco falado. A não ser de não misturarmos o lixo, ou de não lavar o carro de mangueira, mas o grande impacto ambiental repousa em nossa alimentação, principalmente na produção de produtos de origem animal e nos sistemas de produção de ração para esses animais.

Para quem se sentiu motivado com o tema e também quer impactar o mundo através de uma alimentação e um estilo de vida vegano, quais dicas você daria para essa transição?

– Primeira coisa, respeite seu tempo, mas ao mesmo tempo avance de verdade, crie metas possíveis e não retarde seus passos. Segunda, se um dia recair, paciência, amanhã acorde e recomece. Terceira, acredite na adaptabilidade de seu paladar. Você se acostuma com boa parte dos alimentos que não gosta em uma primeira experiência. Quarta, seja curioso, e lembre o bem que está promovendo para os animais, para sua saúde e para o meio ambiente.

Que mensagem você quer deixar para as pessoas que estão se esforçando para ter um consumo mais consciente?

– Faça de forma agradável, mas ao mesmo tempo, não seja preguiçoso. E se informe com diversos canais, como o site da svb.org.br e outros mais que podem ajudar muito nessa jornada.

Reflexão final

Sabemos que reduzir 5 minutos do seu banho e separar seu lixo para reciclagem são ações que ajudam no caminho da sustentabilidade, mas o maior impacto ambiental e social do seu dia a dia está no seu prato!

Por exemplo, ao tirar do seu prato um bife de 220g, você:

Esse é o impacto positivo causado pela retirada de um único bife de sua refeição. Imagine o impacto causado por milhares, milhões e bilhões de pessoas todos os dias.

*Artigo escrito por Lucas Luiz da Costa, Empreendedor Social, idealizador e cofundador da Bike Fruit, instituição parceira do Instituto GRPCOM.

**Quer saber mais sobre cidadania, educação, cultura, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]