• Carregando...
Cinco passos para se tornar um líder integral
| Foto:

Que tipo de líder é você? Se você acredita que o mundo vive um momento de mudanças decisivas e que estas vão determinar como serão nossas vidas nas próximas décadas, é bom refletir. A abordagem integral, desenvolvida originalmente pelo filósofo norte-americano Ken Wilber, prega que a mudança rumo a um mundo mais pacífico, saudável e sustentável somente se dará por meio da evolução da consciência das pessoas. Quando aplicada à questão da liderança, a abordagem integral nos conduz à conclusão de que o líder (pela própria definição do termo, “to lead”) deve ser o grande driver dessa mudança, seja em casa, no time de futebol, na sala de aula ou mesmo na balada com os amigos, afinal todos somos líderes em algum momento de nossas vidas.

Entretanto, ser um líder integral não é fácil. Requer autoconhecimento e autodomínio. Antes de liderar equipes, o líder integral precisa ser capaz de liderar a si mesmo, conhecendo seus pontos fortes e fracos e sendo capaz de mudar hábitos e comportamentos. O líder tem de SER a mudança que deseja ver, como dizia Gandhi. Neste artigo, proponho cinco passos simples (mas difíceis) para que você se torne um líder mais integral e preparado para os desafios da atualidade. Cada passo equivale à incorporação de uma nova atitude (intangível), que precede comportamentos (tangíveis), exigindo constante auto-observação e consciência.

O ponto de partida da liderança integral é o propósito. Chega-se a ele, questionando: “Qual o principal objetivo da minha vida?”. Isso conduza uma missão que transcende nossas necessidades imediatas e gera uma contribuição para a sociedade. Mas não espere que sua primeira definição seja totalmente nobre. Seja sincero. Como disse Mark Twain, os dois dias mais importantes na vida de uma pessoa são o dia em que ela nasce e o dia em ela descobre para que nasceu. Por isso, o propósito deve ser revisto à medida que nossa consciência evolui. Ele deve nos lembrar que muitas das atividades “chatas” que desempenhamos são parte essencial da nossa missão de vida, permitindo que as realizemos com maestria, como no caso do pedreiro que assentava tijolos e dizia que construía catedrais. Além disso, sempre que estivermos diante de uma escolha, devemos nos perguntar: “Qual das alternativas está mais alinhada ao meu propósito? ”.

Ao partimos para a ação guiados por nosso propósito, precisamos desenvolver nossa “accountability”. Esse é o nosso segundo passo proposto, que implica sermos totalmente responsáveis por nossas decisões. É o famoso “beaccountablefor” dos americanos, ou seja, “não tirar da reta” e parar de “terceirizar” a responsabilidade pelos problemas. Líderes delegam a autoridade, nunca a responsabilidade, avaliando quando realmente têm condições de assumir um desafio e dizendo “não” quando este supera sua capacidade de resposta (response-ability). É essa atitude que nos faz “senhores” do nosso destino, no lugar de “vítimas” das circunstâncias.

A busca da integridade é o terceiro passo para nos tornarmos líderes integrais. Líderes íntegros têm como principal característica o conhecido “walk the talk”: eles agem de acordo com seus valores e só exigem dos outros o que eles próprios praticam. Agir com integridade transfere o foco dos resultados para o processo, fazendo de nossas ações verdadeiras obras de arte.

O quarto passo é a humildade, o oposto da arrogância. O líder integral deve ser humilde ao considerar que não é dono da verdade,estando permanentemente aberto a aprender com as situações que se apresentam. Opiniões divergentes da sua são consideradas oportunidades de ver os problemas por uma perspectiva diferente e desenvolver soluções inovadoras.

Por fim, o quinto passo é a veracidade, sem dúvida o mais difícil.Para dominá-lo, você deverá ter atingido a maestria nos quatro anteriores. Agir com veracidade significa ser sincero consigo mesmo e com os outros, aceitando a realidade como ela é. Isso não significa aceitar maus resultados, mas exatamente o contrário. Quando aceitamos as coisas como elas são, paramos de gastar tempo e energia na criação de histórias auto enganadoras, liberando espaço mental para inovar na solução de nossos problemas.

Para concluir, deixo um convite a você, que exerce o papel de liderança em sua empresa, em sua família ou entre seus amigos: cultive de forma progressiva essas atitudes, começando pelo propósito, passando em seguida ao accountability, e assim por diante. Percorra cada passo de forma intencional, lembrando que estamos fazendo escolhas a todo momento! No início, pode parecer que isso vai complicar a sua vida, mas com o tempo você verá que ocorre justamente o contrário: tudo fica mais e mais simples e suas decisões ficam cada vez melhores.

*Artigo escrito por José Vicente B.M. Cordeiro, Professor e Diretor de Pós Graduação da FAE, tendo criado o Integral Leadership Program, programa de Educação Executiva da FAE que busca a transformação de gestores e executivos em líderes integrais. A  instituição é associada ao Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe/PR), que é colaborador voluntário do Instituto GRPCOM no blog Giro Sustentável.    

**Quer saber mais sobre cidadania, educação, cultura, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]