• Carregando...
Setenta e dois anos em prol de um mundo melhor
| Foto:

O Dia das Nações Unidas, ou Dia da ONU, é comemorado em 24 de outubro, como aniversário da entrada em vigor da Carta das Nações Unidas em 1945, acordo que surgiu com a proposta de promover a cooperação internacional entre os países. Elaborada por 50 países em uma conferência entre os meses de abril e junho de 1945 – pós 2ª Guerra mundial – a carta tinha a intenção de promover a manutenção da paz e da segurança em um âmbito internacional.

O Brasil mantém uma missão permanente junto às Nações Unidas em sua sede, em Nova York. Composto por diplomatas, oficiais e assistentes de chancelaria, a missão é responsável por assegurar que o Brasil participe de todos os eventos que interessem ao país, seja nas reuniões da Assembleia Geral, seja no Conselho de Segurança.

Em relação ao Brasil e a Assembleia Geral da ONU, algo interessante acontece desde 1947: o país é sempre o primeiro a falar. Na 2ª Assembleia Geral da história, o então ministro das Relações Exteriores brasileiro, Oswaldo Aranha, foi escalado para abrir o evento mais importante da ONU. Não existe algo formal que explique este protocolo. Porém, devido às tensões entre americanos e soviéticos, a explicação pode estar no fato de o Brasil ser considerado um país neutro.

Falando do estado do Paraná, o ISAE é uma peça importante dentro deste contexto. Parceiro da FGV – Fundação Getúlio Vargas no estado, o ISAE é signatário do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (Global Compact) desde 2004 e signatário dos Princípios para a Educação Empresarial Responsável (PRME) desde 2007, ano de criação dos Princípios. Estas são duas iniciativas em prol da sustentabilidade e ligadas diretamente à sede da ONU em Nova York, que colocam para discussão (e, principalmente, ação) os impactos positivos e negativos do mundo em que vivemos.

O Pacto Global tem o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial para a adoção, de forma prática, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos. Já o PRME é a iniciativa de engajamento para universidades, escolas de negócios e outras instituições de ensino superior que promove a integração dos valores universais, como os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), ao currículo dos estudantes e das suas pesquisas.

Sendo assim, você pode se perguntar: qual é o impacto que o Dia da ONU pode causar nas minhas ações? Como sugestão para responder a esta reflexão, sugiro a leitura dos 17 ODS e suas 169 metas (link: http://isaebrasil.com.br/sustentabilidade/ods/ ). E te desafio: não há nenhum impacto dos objetivos e suas metas nas nossas vidas? Caso não encontre nenhuma ligação, me coloco à sua disposição para trocarmos novas ideias. E caso encontre muitas congruências, também.

 

*Artigo escrito por Norman de Paula Arruda Neto: Publicitário, com MBA em Gestão e Desenvolvimento de Negócios pelo ISAE/FGV, Módulo Internacional em Gerenciamento de Projetos (“School of Business” da “The George Washington University”) e aluno do Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade, do ISAE. Também é conselheiro de Administração e coordenador do Comitê de Governança e Sustentabilidade do ISAE. O ISAE/FGV é uma instituição parceira do Instituto GRPCOM.

**Quer saber mais sobre cidadania, educação, cultura, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]