• Carregando...
(Imagem: Divulgação)
(Imagem: Divulgação)| Foto:
(Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

Quantas vezes você parou para refletir sobre as necessidades da comunidade e surgiu uma grande vontade de fazer algum trabalho voluntário para mudar a realidade, mas na hora de partir para a ação deu um frio na barriga que te paralisou?

É, muitas vezes esse medo ou dúvida para iniciar a atividade pode ser pelo fato de ser algo desconhecido, uma experiência nova em nossa vida. Ou pode ser um receio ao pensar em buscar uma instituição com pessoas que não conhecemos, que já formam um grupo e possuem as suas atividades determinadas. Às vezes o que passa em sua mente é a dificuldade que seria atender às diferentes pessoas que vão até a instituição buscar uma ajuda.

Pois é, esses são alguns dos desafios em tomar ação em relação a qualquer novo projeto que vamos participar. A boa notícia é que existem pontos positivos (muitos na verdade). Podemos aproveitar a vontade que surgiu dentro de nós em fazer a diferença no mundo e lançarmos novos olhares naqueles medos.

Ao invés de ver como um lançar-se ao desconhecido, podemos encarar como uma oportunidade de aprendizado e experimentar novas ideias e momentos. Podemos encarar o novo grupo como uma chance de conhecer novas pessoas e integrar esse grupo, compartilhando sua personalidade e experiência em áreas complementares às atividades da instituição. As pessoas que buscam a instituição significam o realizar da nossa ação, pois é na vida delas que fazemos a diferença e respondemos a vontade de transformação surgida no início.

Bom, se mesmo assim você achar que esses são desafios muito grandes para serem encarados sozinho, eu tenho outra dica. Chame seus amigos! Todos sabemos que fazer uma atividade com aquele parceiro ou amiga do peito é muito mais divertido e prazeroso.

Com essa atitude você mobiliza mais pessoas para mudarem a realidade social e inclusive pode ser uma forma de iniciar novos movimentos. Reunido com a sua turma, vocês podem olhar necessidades da cidade ou do bairro que ninguém pensou em como atender e fazer um trabalho especial em relação a elas.

Agora você não tem mais desculpas, levante e olhe em volta em volta, veja quem precisa de ajuda, e mãos à obra. Comece um trabalho voluntário hoje mesmo!

*Artigo escrito pela equipe do CAV – Centro de Ação Voluntária de Curitiba, instituição parceira do Instituto GRPCOM no blog Giro Sustentável.

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]