• Carregando...
Conheça o Programa Nacional de Voluntariado
| Foto:

Chegou a hora de voltar a falar de voluntariado no Brasil. Foi lançado pelo Governo Federal no último 28 de agosto, data alusiva ao Dia Nacional do Voluntariado no país, o Programa Nacional de Voluntariado – Viva Voluntário. A iniciativa pretende unir ainda mais a sociedade civil, empresas e governo ao tema voluntariado com diversas propostas, critérios e prêmios de reconhecimento pelo trabalho e sua relevância social.

Dentro do programa, alguns pontos previstos chamam a atenção: as horas de atividades voluntárias registradas serão critério de desempate em concursos públicos ou em cargos dentro da administração pública; proposta de parceria com a iniciativa privada para aqueles que somarem determinadas horas obtenham descontos em compras ou eventos culturais; criação de plataforma virtual que une os cidadãos dispostos com as necessidades de trabalho voluntário por bairro e cidade.

Sabemos que este tipo de iniciativa já acontece em diversas cidades por meio das entidades sociais que conhecem seus voluntários e já somam parcerias com empresas privadas no oferecimento de descontos ou prêmios; oferecem capacitação e apoio no desempenho de atividades voluntárias; ou também facilitam a busca de trabalho voluntários por meios de aplicativos e plataformas virtuais, como é o caso do CAV – Centro de Ação Voluntária de Curitiba e o seu sistema de vagas.

Porém, é de grande importância o lançamento oficial de um Programa de Voluntariado apoiado pelo Governo, mesmo que seja de maneira institucional e sem fundos de investimento. Passaram-se muitos anos sem o Poder Executivo falar nesse tema; na realidade desde o ano de 1998 com o lançamento da Lei Nacional do Voluntariado nº 9.608 não houve um tratamento de reconhecimento ao trabalho das organizações da sociedade civil e nem aos voluntários.

Dessa forma, isso vem a impulsionar ainda mais o lindo trabalho já realizado pelas entidades sociais e incentivar aqueles que sempre tiveram vontade de fazer algo e não sabem como começar. Sou a favor de tudo que contribui para o bem em sociedade venha a somar e assim estaremos ampliando horizontes juntos. Vamos aguardar juntos os próximos passos do Governo Federal e desde o nosso espaço seguimos transformando o mundo!

 

*Artigo escrito por Aline Vonsovicz, jornalista voluntária do CAV – Centro de Ação Voluntária de Curitiba, instituição parceira do Instituto GRPCOM.

**Quer saber mais sobre cidadania, educação, cultura, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]