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Recentemente, em uma viagem a Los Angeles, nos Estados Unidos, pude ter a grata experiência de entrar e conhecer melhor um carro da Tesla. Posso assegurar que foi uma experiência fantástica. O primeiro impacto é: como abrir as portas? A maçaneta está escondida! Já diria um poeta português, “ora, pois!”. É obvio que em um carro elétrico as portas abrem de forma automática, seja por um simples toque na porta, ou um simples toque no seu celular. Após adentrar a um dos modelos expostos na loja, pergunto ao vendedor onde ficavam os motores. Para a minha surpresa, e de todos que ali estavam, o capô foi aberto. Um bagageiro. Ok, vamos para a parte de trás. Outro bagageiro. Fantástico. Os motores ficavam nos eixos, próximos às rodas. Sensacional. E vejam vocês, que eu nem pude dar partida no carro.

A Tesla é uma empresa que tem como missão acelerar literalmente o mundo em que vivemos para a geração e o uso de energia sustentável.

Acredito que para ser inovador é preciso ser uma pessoa inquieta. Para trabalhar com sustentabilidade não é diferente. Elon Musk, um dos fundadores da Tesla, ganhou muito dinheiro com a venda do sistema de pagamento PayPal para o eBay, no ano de 2002, e investiu no seu sonho de trabalhar com algo sustentável e inovador. Mas há de se ressaltar que ele era uma pessoa inquieta. E tão inquieto com o mundo em que vive, que aos 11 anos de idade foi capaz de criar seu próprio vídeo game. Em 1995, fundou, juntamente com seu irmão Kimbal Musk, uma empresa que dava suporte aos jornais desenvolvendo guias das cidades americanas. Fundaram a Zip2 utilizando U$28 mil investidos pelo próprio pai, Errol Musk. Se tornou milionário quando, aos 28 anos, vendeu sua empresa para a Compaq, no ano de 1999.

E é extremamente perceptível, ao entrar em um Tesla, ver e sentir o quanto Elon Musk é uma pessoa inquieta. A versão mais recente tem o objetivo de levar os carros elétrico à massa. Possível, eu digo. Nos Estados Unidos há incentivo e investimento, diferentemente do Brasil. A versão chamada “Model3 – combina performance, segurança e espaço em um sedan premium de U$ 35 mil, em que “somente a Tesla pode fazer””. Tudo isso com uma autonomia de quase 350 quilômetros sem recarga.

A Tesla, que defende um conceito de “Acelerando o Transporte Sustentável”, é sem dúvidas um exemplo de empresa que pensa no futuro e na sustentabilidade. O uso de combustíveis fósseis tem, cada vez mais, os seus dias contados. E o seu fundador é tão inquieto que já está viabilizando placas fotovoltaicas que devem, em um futuro próximo, substituir os telhados das casas, barateando custos.

Assim, acredito que nós brasileiros, criativos de sangue, precisamos ser mais Elon Musk: inquietos e com pensamento de um planeta mais sustentável.

E vejam vocês, que eu nem pude dar partida no carro.

*Artigo escrito por Norman Neto, do ISAE/FGV, instituição parceira do Instituto GRPCOM. Norman participou da Missão Silicon Beach, organizada pelo ISAE, em que levou alunos para discutir inovação e empreendedorismo, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

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