• Carregando...
(Foto: Arquivo SPVS)
(Foto: Arquivo SPVS)| Foto:
(Foto: Arquivo SPVS)

(Foto: Arquivo SPVS)

As atividades do ConBio – Condomínio da Biodiversidade, realizado pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), ganharam novo fôlego no fim de 2014, em Curitiba. Isso porque a meta do projeto listado no site da Bolsa de Valores Socioambientais (BVSA), projeto do Instituto BM&FBOVESPA – que era de 100 mil reais – foi atingida em outubro do mesmo ano.

A BVSA foi criada pela BM&FBOVESPA e suas corretoras, visando incentivar a cultura de doação no Brasil. Com o formato semelhante ao de uma bolsa de valores, fornece um ambiente virtual de doações seguro, prático e transparente. Conecta duas pontas: organizações que precisam de apoio para seus projetos socioambientais e investidores que estão dispostos a contribuir com uma sociedade mais justa e um meio ambiente mais equilibrado.

Para fazer parte da BVSA, cada organização e cada projeto são criteriosamente avaliados, passando por análises de documentos, planejamento, cronogramas e visitas técnicas por especialistas. No site da Bolsa, os “investidores socioambientais” têm acesso aos projetos disponíveis, podendo selecioná-los de acordo com o tema, público beneficiário ou região do país e doar para sua viabilização. O ConBio foi um dos 14 projetos escolhidos pela BVSA em 2011.

Com este novo aporte de recursos, o ConBio dará continuidade nas visitas de extensionismo conservacionista aos proprietários que possuem áreas naturais em Curitiba. De forma gratuita, os técnicos da SPVS visitam o imóvel e levam orientações acerca do manejo correto da flora e fauna mostrando ao proprietário o que pode ser feito para preservar a biodiversidade.

A prioridade são as visitas a propriedades com potencial para se tornarem Reservas Particulares do Patrimônio Natural Municipal (RPPNM), unidades de conservação particulares que, em Curitiba, o proprietário recebe como incentivo a possibilidade de transferência do potencial construtivo, além da isenção do IPTU. “Curitiba é a única cidade brasileira com 15 RPPNMs e tem potencial para muitas mais, pela quantidade de imóveis com floresta em bom estado de conservação. Por isso, é fundamental que aconteçam essas visitas, para que os proprietários sejam corretamente orientados sobre RPPNM e compreendam a importância da conservação da natureza em ambientes urbanos para a manutenção da qualidade ambiental e qualidade de vida dos cidadãos”, esclarece Betina Ortiz Bruel, técnica do ConBio.

De 2008 a 2013 o ConBio já visitou mais de mil imóveis com bosque nativo relevante e apoiou a criação de doze das quinze RPPNMs presentes na cidade.

Além das visitas, o ConBio ofertará palestras e cursos gratuitos em Curitiba e região metropolitana sobre temas relacionados à conservação da biodiversidade. Alguns desses eventos já foram promovidos este ano contando com a presença de proprietários, estudantes, funcionários públicos e demais interessados. Um dos cursos já ofertados este ano, em outubro, foi o de Jardins Nativos, que aconteceu em Campo Largo. Nele, os participantes aprenderam sobre diferentes formas de implantar um jardim utilizando as espécies ornamentais nativas da Floresta com Araucária, ecossistema regional, entre elas brinco-de-princesa, cipó-de-são-joão, pitanga e avenca. Além disso, a SPVS distribuiu 590 livros “Cultura e Biodiversidade nos Jardins de Curitiba” nestes eventos.

Os proprietários interessados em receber a visita dos técnicos ou saber mais sobre as iniciativas podem se informar pelo condominiobiodiversidade.org.br ou pelo telefone (41) 3094-4600.

*Artigo escrito pela equipe da ONG Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental – SPVS, parceira do Instituto GRPCOM no Blog Giro Sustentável.

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom e no Twitter: @InstitutoGRPCOM

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]