• Carregando...
(Imagem: NPP)
(Imagem: NPP)| Foto:
(Imagem: NPP)

(Imagem: NPP)

O Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna é lembrado em 28 de maio e ainda há muito a ser feito para o alcance deste objetivo no Paraná e em Curitiba. Para debater este assunto, o Sesi no Paraná e o Movimento Nós Podemos Paraná promoveram na última terça-feira (12) um painel para apresentar números e propostas de redução da mortalidade materna.

O evento contou com a participação de 80 pessoas e foi conduzido pelas representantes do colegiado que coordena o Comitê Estadual de Prevenção a Mortalidade Materna, Vânia Muniz Nequer Soares e Eliana Carzino; e da médica ginecologista responsável pela vigilância dos óbitos maternos da Secretaria Municipal de Saúde, Regina Piazetta.

O Comitê Estadual de Prevenção a Mortalidade Materna foi fundado em 1989 e possui um papel importante para evitar as subnotificações de mortalidade materna. “Cerca de 40% das mortes maternas só são descobertas após investigação”, destacou Vânia Soares.

Segundo dados apresentados pelo Comitê, de 1990 a abril de 2015, 3.007 mulheres morreram durante a gestação ou até 42 dias após o parto no Paraná. Em 1990, foram 90,50 mortes para cada 100 mil nascidos vivos. Em 2014, foram 43,17, sendo que a redução foi de 55,93% e a meta do ODM 5 é de reduzir ¾, ou seja, 75%.

Segundo Eliana Carzino, 90% das mortes maternas são evitáveis. As maiores causas de mortalidade ainda são a eclampsia (pressão alta) e hemorragias pré e pós-parto.

Ações de planejamento familiar, pré-natal de qualidade, parto humanizado são algumas das iniciativas que podem contribuir para a redução da mortalidade materna.

Importante ter como referência, quando fala-se em mortalidade materna, é que a taxa máxima de mortalidade materna recomendada pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS) é de 20 casos a cada 100 mil nascidos vivos. A meta estabelecida para o Brasil é de 35 casos.

ODM

Os ODM foram definidos em 2000, durante a Reunião de Cúpula da ONU, onde líderes de 189 países assinaram um pacto para eliminar a fome e extrema pobreza até 2015. São oito objetivos que abrangem as áreas de geração de renda, educação, gênero, saúde e meio ambiente.

A proposta de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) será aprovada em setembro, deste ano, na reunião de Cúpula da ONU, em Nova Iorque.  Os ODS irão abranger as áreas de sustentabilidade econômica, ambiental, justiça e paz, parcerias globais, além da geração de renda, educação, saúde e gênero.

*Artigo escrito pela equipe do Movimento Nós Podemos Paraná, articulado pelo SESI-PR, parceiro voluntário do blog Giro Sustentável.

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom e no Twitter: @InstitutoGRPCOM

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]