• Carregando...
(Imagem: Reprodução)
(Imagem: Reprodução)| Foto:
(Imagem: Reprodução)

(Imagem: Reprodução)

Nos últimos anos, o papel da escola mudou muito. Antes restrita ao ensino de matemática, português, geografia e demais disciplinas, agora ela também exerce grande importância no desenvolvimento social, envolvendo no processo de aprendizagem uma série de questões culturais, cognitivas, afetivas e históricas.

Neste contexto, a fim de criar cidadãos conscientes, responsáveis e atuantes na sociedade, a escola precisa exercer sua função social, colocando em prática ações que possam melhorar a vida da comunidade no entorno das instituições de ensino e motivar os estudantes a trabalhar em prol do coletivo e de boas causas.

E foi pensando nessa educação transformadora que o Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe/PR) realizou a sexta edição da Mostra de Responsabilidade Social da Escola Particular. O evento, que aconteceu no dia 04 de outubro, reuniu na sede do Pequeno Cotolengo várias instituições de ensino de Curitiba – Escola Atuação, UniCuritiba, Instituto IBPEX, Uninter Centro Universitário, Escola de Educação Especial Nilza Tartuce, FATEC-PR, CTC-Colégio Técnico de Curitiba, UNILEHU, Instituto Opet e UniBrasil – para mostrar seus projetos e trabalhos na área social.

E quando vemos tais ações, sustentadas pela relação positiva com o meio ambiente e pela aproximação da escola com a realidade do mundo em que vivemos, temos a certeza de um futuro melhor. Afinal, se não fosse assim, que tipo de pessoas estaríamos formando? E qual seria o sentido de ser da escola?

Assim como o Sinepe/PR – que tem em sua filosofia desenvolver trabalhos que levem os alunos a ter atitudes de solidariedade, amor ao próximo, voluntariado e sensibilidade – todas as escolas devem incluir em seus projetos atividades sociais que visem contribuir para a participação efetiva de seus alunos na construção de uma sociedade melhor e mais justa.

*Artigo escrito por Esther Cristina Pereira, diretora da Escola Atuação e vice-presidente do Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe/PR). O SINEPE é colaborador voluntário do Instituto GRPCOM no blog Giro Sustentável.  

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]