PUBLICIDADE

Giro Sustentável

Enviado por admin, 18/11/11 2:31:00 PM

ONG tem dono?


Nesta semana, uma das principais notícias tratadas na mídia foi a acusação ao Ministro do Trabalho Carlos Lupi de usar um jato alugado pelo “dono” de uma ONG que tem contratos com seu ministério.

Sem entrar no mérito da questão, a proposta deste texto é abordar a nomenclatura usada nas reportagens: “Dono de ONG”.

Primeiro precisamos conceituar o que é uma ONG: Organização Não Governamental, título este surgido na década de 50 e que no Brasil é utilizado para representar as associações sem fins lucrativos que têm como finalidade desenvolver projetos e iniciativas para o bem comum. São entidades privadas em que todo o recurso financeiro deve ser revertido para a causa que o grupo decidiu atuar.

Estas associações são personalidades jurídicas, caracterizadas pelo agrupamento de pessoas para a realização e consecução de objetivos e ideais comuns. Deste modo não podem ter “donos”.

Este erro de nomenclatura é uma mostra da falta de conhecimento acerca do Terceiro Setor, gerando muitos equívocos, inclusive preconceito em relação a estas organizações. A falta de conhecimento resulta em decretos e comunicações sobre o terceiro setor que geram sentimentos de antipatia por parte da sociedade.

Antes de tudo, uma ONG é formada por voluntários que desejam, em grupo, solucionar algumas questões da sociedade. O uso indevido desta forma jurídica de organização não pode ser considerado o normal num cenário que envolve mais de 400 mil organizações.

Estar atento às notícias e decisões dos governantes é essencial para fortalecermos a democracia. Erros conceituais podem gerar ações não produtivas para a sociedade! É importante que estejamos sempre atentos!

*Artigo escrito pela equipe do CAV, instituição parceira do Instituto GRPCOM

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom.

**Gostou deste post? Queremos sua ajuda saber a sua opinião sobre o blog Giro Sustentável. Clique aqui e responda a nossa pesquisa de percepção.

Este é um espaço público de debate de idéias. A Gazeta do Povo não se responsabiliza pelos artigos e comentários aqui colocados pelos autores e usuários do blog. O conteúdo das mensagens é de única e exclusiva responsabilidade de seus respectivos autores.
      • NOTÍCIAS MAIS COMENTADAS
      • QUEM MAIS COMENTOU
      Buscar no blog
      Assine a Gazeta do Povo
      • A Cobertura Mais Completa
        Gazeta do Povo

        A Cobertura Mais Completa

        Assine o plano completo da Gazeta do Povo e receba as edições impressas todos os dias da semana + acesso ilimitado no celular, computador e tablet. Tenha a cobertura mais completa do Paraná com a opinião e credibilidade dos melhores colunistas!

        Tudo isso por apenas

        12x de
        R$49,90

        Assine agora!
      • Experimente o Digital de Graça
        Gazeta do Povo

        Experimente o Digital de Graça!

        Assine agora o plano digital e tenha acesso ilimitado da Gazeta do Povo no aplicativo tablet, celular e computador. E mais: o primeiro mês é gratuito sem qualquer compromisso de continuidade!

        Após o período teste,
        você paga apenas

        R$29,90
        por mês!

        Quero Experimentar