• Carregando...
(Imagem: Divulgação)
(Imagem: Divulgação)| Foto:
(Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

Pelo muito que amamos nossos pais, filhos, irmãos, maridos e amigos, queremos que tenham vida longa e saúde com qualidade: eis o porquê dezembro é mais azul!

A importância da campanha “novembro azul”, voltada para a promoção da saúde masculina, de jovens e adultos de todas as idades, transcende os limites da sociedade e adentra aos lares, incentivando o exame preventivo do câncer de próstata, educando pelo exemplo as futuras gerações. A campanha contribui para o ODS 3 (Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades).

Em qualquer mês do ano que o exame rotineiro de próstata, feito pelo médico especialista, for realizado, o tratamento necessário será iniciado e a cura se tornará possível. A experiência do especialista irá detectar os eventuais e primeiros sinais da doença, cujos índices de cura são elevados, promovendo a saúde masculina e a paz da família.

O obstáculo mais frequente ao tratamento do câncer de próstata não está na doença em si, mas no preconceito masculino de procurar o médico para os exames indicados. O constrangimento causado pelo exame médico e a expectativa dos resultados causam temor, mas não se comparam ao alívio trazido pela confirmação da saúde do homem, como ocorre na maioria dos casos. Também, diante de um diagnóstico desfavorável, quanto mais cedo se iniciar o tratamento, mais rapidamente a saúde do paciente será recuperada.

Além do preconceito em relação à natureza do exame de próstata, existe um certo “orgulho masculino” de não admitir que pode estar doente, precisando de auxílio médico. Durante décadas se considerou que a ida ao médico seria preocupação feminina, sendo próprio das mulheres consultarem com mais frequência os médicos, por isso que o tabu se apresenta como mais um embaraço à saúde masculina, em todos os aspectos.

Por tal razão, em dezembro, mês de festas, confraternização e trocas de presentes, a família deve dar aos seus entes queridos (homens) o melhor presente: o estímulo à ida ao médico para um check up e, em especial, o exame de próstata.

Feliz Dezembro Azul para todos!

*Artigo escrito por Maria da Glória Colucci, advogada, mestre em direito, professora titular do Unicuritiba e membro do colegiado do Movimento Nós Podemos Paraná, articulado pelo SESI PR, parceiro voluntário do blog Giro Sustentável.

**Quer saber mais sobre cidadania, educação, cultura, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]