• Carregando...
(Imagem: Pixabay)
(Imagem: Pixabay)| Foto:
(Imagem: Pixabay)

(Imagem: Pixabay)

A qualificação sempre foi a melhor saída para encontrar um novo emprego, ou subir de cargo dentro da organização. Além do fato de agregar conhecimento, o estudo traz status e poder de decisão na carreira. Como já foi abordado ao longo do ano, as empresas precisam que os colaboradores se atualizem, assim podem trazer novas soluções e novas rotas para superarem o período difícil.

A proatividade também é um ponto a ser destacado neste momento, pois pode partir do profissional a busca pelo novo e ideias de se sobressair aos colegas de trabalho. É o que destaca Edmarson Bacelar, coordenador de vários MBAs do ISAE/FGV e especialista com anos de experiência na área de pessoas. Confira a entrevista, realizada pela Revista Perspectiva ISAE, sobre carreira em 2016.

Perspectiva – Como as empresas podem se preparar para 2016, na área de gestão de pessoas?

Da maneira como vêm se preparando já tem alguns anos, pois o cenário não mudou, está ficando até mais acirrado e competitivo a cada dia. Basicamente, reter os talentos e desenvolver as pessoas para que possam corresponder aos desafios de uma sociedade que demanda pessoas continuamente atualizadas e cientes do nível de comprometimento elevado, tanto no aspecto cognitivo como no emocional, para dar suporte às pressões por mais resultados e maior efetividade no conjunto de suas ações. Fazer mais com menos é um desafio cada vez maior.

Perspectiva – O que esperar dos profissionais que estão desempregados e buscam uma nova colocação?

Que se qualifiquem e procurem desenvolver cada vez mais seus pontos fortes e atenuar as fragilidades. A qualificação é um fator crítico de sucesso e sempre será importante. Em um ambiente de negócios crescentemente mais competitivo, o diferencial que cada um de nós pode agregar é fundamental. O ambiente de negócios no Brasil, tudo indica, será muito difícil para empresas e profissionais nos próximos dois anos e se qualificar mais é fundamental para aumentar as chances de colocação ou recolocação.

Perspectiva – Como a empresa pode incentivar o colaborador a render mais?

Criando um ambiente de trabalho mais agradável e desafiador, dando o apoio para que o colaborador sinta que é importante e está fazendo algo que agrega valor para empresa e com isto irá sentir-se mais seguro e confiante. Também incentivar e valorizar os colaboradores que buscam o seu desenvolvimento profissional e pessoal, criando as condições para que implementem seus objetivos.

Perspectiva – Muitas organizações tiveram que dispensar colaboradores, quais soluções podem ser tomadas para isso não ocorrer?

É muito difícil afirmar algo que seja uma solução, pois cada ambiente de negócios e cada empresa são peculiares. O ideal é ser proativo, antecipando as dificuldades que poderão ocorrer mais adiante e adotar posturas e ações que mitiguem estes riscos, pelo menos parcialmente. No Brasil, temos ainda muito espaço para melhoria de gestão e as empresas que se dedicam a explorar positivamente esta lacuna se fortificam e tendem a ficar com uma blindagem melhor quando a crise se aproxima ou chega de fato.

Perspectiva – Quais os benefícios de a organização investir na atualização de seus colaboradores?

São inúmeros. Podemos citar alguns: melhoria da eficiência, da autoestima, do clima organizacional e maior probabilidade de retenção dos talentos que fazem a diferença na organização.

*Artigo escrito pela equipe do ISAE/FGV, publicado também na 36ª Edição da Revista Perspectiva. O ISAE/FGV é uma instituição parceira do Instituto GRPCOM.

**Quer saber mais sobre cidadania, educação, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]