• Carregando...
(Imagem: Divulgação)
(Imagem: Divulgação)| Foto:
(Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

Hoje, o tema sustentabilidade deve ser trabalhado em todos os sentidos dentro das escolas, pela família e pela sociedade, pois somos todos responsáveis pela quarta geração. Precisamos trabalhar com afinco em todas as disciplinas, cabe a nós, educadores, a sensibilização dos nossos alunos para este tema.

As crianças precisam ser conscientizadas em relação ao meio ambiente, à sustentabilidade e também acerca da nossa responsabilidade sobre essas questões. Afinal a continuidade do mundo e do ser humano – vivendo com qualidade – também depende do nosso trabalho dentro das escolas. A ideia é que, por meio de pequenas atitudes, possamos ensinar para as crianças que somos os zeladores do planeta.

É com esse objetivo que o Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe/PR) promove pelo sexto ano consecutivo o Projeto Planeta Reciclável, e que agora vai culminar com a Mostra da Escola Particular sobre Reciclagem de Resíduos Sólidos. O evento será realizado nos dias 12 e 13 de junho, no Shopping Palladium, e contará com a participação de alunos de 12 instituições de ensino de Curitiba e Região Metropolitana que acreditam nesse projeto.

Nos meses de abril e maio deste ano, os estudantes foram convidados a participar de um concurso cultural para desenvolver trabalhos sobre a reciclagem do Isopor, tema central do projeto. Nesse momento, os professores dentro das instituições de ensino puderam trabalhar temas relacionados à educação ambiental e proporcionar discussões atrativas e divertidas sobre a sustentabilidade. O professor é a mola mestra desse trabalho.

Preparar as crianças para essa tarefa é muito fácil. Temos, inclusive, uma diversidade de bibliografia com relação a este tema, que pode dar suporte ao pedagogo. Cada escola precisou avaliar como o projeto do lixo reciclado poderia ajudar no processo de ensino-aprendizagem, porque todas as atividades pedagógicas podem ser relacionadas à sustentabilidade.

Para agregar ainda mais informação nesse processo, o Sinepe/PR promoveu junto com a parceira Meiwa Indústria e Comércio Ltda. (São Paulo) um ciclo de palestras nas escolas participantes sobre a reciclagem do Isopor, no mês de março.

E agora, os dois melhores trabalhos criados pelos alunos de cada escola serão premiados e poderão ser apreciados pela comunidade. Realizamos o Planeta Reciclável graças a uma parceria sólida firmada com a Meiwa e o Shopping Palladium. Trata-se de um projeto de enorme dimensão, pois atingimos a comunidade escolar, as famílias e o público do Shopping, que enxergam nas crianças verdadeiros multiplicadores da conscientização para a sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente.

E concluímos que dessa forma, a escola também cumpre o seu papel de conscientização da comunidade. Quando pensamos numa mostra de reciclagem, vamos muito além de pequenas propostas de reciclar resíduos sólidos. Levamos conhecimento e novidades para as pessoas, como por exemplo, o fato do isopor poder ser 100% reutilizado – informação ainda pouco disseminada pelos meios de comunicação. Muita gente desconhece informações importantes como esta.

Também enfatizo o apoio das famílias que são grandes incentivadoras desse trabalho. Aliás, não canso de dizer que por trás de um aluno aplicado, temos uma família parceira, sem contar a afetividade que permeia esses momentos. Os pais ajudam desde atividades como separar e reciclar o lixo em casa, até a fazer uma reflexão junto aos filhos ao consumir ou comprar alguma coisa, pois as crianças aprendem pelo que observam e pelo que vivem no dia a dia. Os pais são os responsáveis pela atitude pró-ativa do filho, são eles que motivam a conscientização dos seus filhos em relação à sustentabilidade.

Nesse ano, o Sinepe/PR expandiu esse projeto. E já comemoramos os resultados positivos da primeira edição do Planeta Reciclável na Região dos Campos Gerais. Nos dias 22 e 23 de maio, aconteceu a Mostra da Escola Particular sobre Reciclagem de Resíduos Sólidos, em Ponta Grossa, e contou com a participação de oito escolas da região. Estamos prontos para realizar a sexta edição em Curitiba e Região. E aguardamos a presença da comunidade para prestigiar o trabalho dos nossos alunos e aprender um pouco mais a como proteger o nosso planeta.

*Artigo escrito por Esther Cristina Pereira, diretora da Escola Atuação e vice-presidente do Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe/PR). O SINEPE é colaborador voluntário do Instituto GRPCOM no blog Giro Sustentável.  

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]