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A relação entre a sustentabilidade e o desempenho empresarial tem sido tema relevante, recursivo e controverso em debates nos meios acadêmicos e empresariais. No campo da administração, há autores que demonstraram, por meio de estudos, que a adoção de estratégias da sustentabilidade pelas empresas tem proporcionado melhoria no desempenho empresarial; outros estudos demonstraram que não se pode concluir sobre essa relação, ou seja, que não se pode afirmar ou refutar a proposição de que a sustentabilidade impulsiona o desempenho empresarial; existindo, também, aqueles que defendem um efeito contrário ou negativo, isto é, que a sustentabilidade é um ônus a mais para as empresas.

Diante deste quadro, poderíamos levantar diversas perguntas tais como: o que realmente motiva as empresas a adotarem a sustentabilidade em suas estratégias? Por que as empresas buscam a sustentabilidade?

Mas, as respostas poderiam ser as mais diversas, dependendo das partes interessadas. Para a comunidade no entorno das empresas poderia significar que estas organizações são “anjos” que exercem bem seu papel nos seus ambientes internos e externos. Para o governo poderia ser porque as empresas  tem que cumprir com as normas regulamentadoras as quais caso não cumpridas ocasionariam penalidades ou punições. Para os consumidores das empresas poderia ser porque a sociedade, como um todo, pressiona seguidamente as empresas. Para o cliente em potencial poderia significar a melhoria da imagem e reputação das empresas. Para os acionistas das empresas poderia ser porque a sustentabilidade  pode tornar as empresas mais lucrativas haja vista que a sustentabilidade melhora o desempenho empresarial. Para os colaboradores poderia significar uma forma de gestão.

Há de se observar que para especialistas em administração estratégica como JC Spender, um dos pesquisadores internacionais mais citados no campo da administração estratégica, a razão das empresas buscarem a sustentabilidade passa, primeiramente, pela questão de como se define a empresa.  Em sua constituição tradicional, o desempenho empresarial pode ser sinônimo de retorno sobre investimento em curto prazo, beneficiando, de imediato, o acionista ou uma parcela restrita das outras partes envolvidas, afetadas e interessadas, tais como: governo, consumidores, comunidade, acionistas, fornecedores, meio ambiente, stakeholders, dentre outras.

Correspondentes respostas nos levam, também, a uma reflexão sobre o que constitui o desempenho empresarial ou como se define o desempenho empresarial em um novo contexto no qual a sustentabilidade ou o desenvolvimento sustentável pode remeter a uma transição nos valores e critérios de avaliação de empresas e da sociedade como um todo.

Mas o que seria uma concepção ideal entre a Sustentabilidade e o Desempenho Empresarial? Seriam valores e benefícios mútuos criados a curto e especialmente a longo prazo entre a empresa e todas as partes envolvidas e afetadas desta geração e das gerações futuras? Talvez, sob essa concepção, o casamento poderia ser cultivado por toda uma vida.

Certamente, não existe uma resposta única sobre a questão em referência. E para você leitor, por que as empresas buscam a sustentabilidade?

*Artigo escrito por Farley Simon M. Nobre, professor na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e conselheiro do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) no Núcleo de Instituições de Ensino Superior (NIES). O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial – CPCE é colaborador voluntário do blog Giro Sustentável.

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