Assinaturas Classificados
Seções
Anteriores
Publicidade

Giro Sustentável

Quem faz o blog
Seções
Posts
Enviado por admin, 13/08/12 5:07:00 PM

Vote Consciente

Divulgação
Parte do material da campanha Voto Consciente, do Grupo Paranaense de Comunicação, recém-lançada em todo o Paraná

Há tempos o Brasil convive com denúncias de corrupção e um quadro político bastante preocupante. O que complica mais é que ouvimos muitos dizerem que não gostam dessa “tal de política” e, simplesmente, não querem saber. Enquanto isso, as más notícias não param. E quando contemplamos este cenário, é difícil não se sensibilizar, não se revoltar e pensar: Como mudar tudo isso?

Estamos inseridos num sistema dito democrático… Tal sistema deveria fundamentar-se em um regime de governo em que o povo (cidadãos) tem o poder de tomar importantes decisões políticas, direta ou indiretamente, por meio dos representantes eleitos. Ou seja: trata-se de um dever – e não de uma opção – exercer a cidadania! Por consequência, votar também se constitui um dever do cidadão – e não uma opção!

Assim, para começar a mudar algo do panorama atual, precisamos utilizar nosso maior antídoto na mudança deste caos político, social e econômico: o voto consciente!

Nesse caso, é bom saber onde estamos pisando. Às vezes, na política, mais parecemos turistas, visitando apenas de tempos em tempos uma praia que deveria ser nossa. Já passou da hora de entender o que fazem, como e para que se elegem os vereadores e prefeitos. Mais: é preciso conhecer os candidatos, suas propostas e seus partidos.

Só assim para podermos exercer nossa cidadania, através de voto, de forma consciente – e, quem sabe, conseguirmos construir um futuro melhor!

Artigo escrito por Eliane Schlichting, colaboradora do Instituto GRPCOM em Cascavel.

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom.

Este é um espaço público de debate de idéias. A Gazeta do Povo não se responsabiliza pelos artigos e comentários aqui colocados pelos autores e usuários do blog. O conteúdo das mensagens é de única e exclusiva responsabilidade de seus respectivos autores.
      • NOTÍCIAS MAIS COMENTADAS
      • QUEM MAIS COMENTOU
      Publicidade
      Publicidade
      Publicidade
      «

      Onde e quando quiser

      Tenha a Gazeta do Povo a sua disposição com o Plano Completo de assinatura.

      Nele, você recebe o jornal em casa, tem acesso a todo conteúdo do site no computador, no smartphone e faz o download das edições da Gazeta no tablet. Tudo por apenas R$ 69,30 por mês no plano anual.

      SAIBA MAIS

      Passaporte para o digital

      Só o assinante Gazeta do Povo Digital tem acesso exclusivo ao conteúdo do site, sem nenhum custo adicional ou limite.

      Navegue com seu celular ou baixe todas as edições no tablet - um novo jeito de ler jornal onde você estiver.

      CLIQUE E FAÇA PARTE DESSE NOVO MUNDO

      »
      publicidade