Assinaturas Classificados
Seções
Anteriores
Publicidade

Curitiba Baixa Gastronomia

Quem faz o blog
Seções
Aberto aos domingos
Boteco
Coluna na Bom Gourmet
Comida de rua
Feira de rua
Mapa da baixa gastronomia
Na madrugada
Posts
Restaurante
Enviado por admin, 27/06/12 2:06:00 PM

Amigos & Cerveja

Por Francis Bacon

Equipe BG

Eu adoro carneiro. É, sem sombra de dúvida, minha carne favorita. Carneiro. Meu nome completo, poucos sabem, é Francis Carneiro Bacon (o que me torna praticamente um canibal). Quando ia a churrascarias, antes mesmo de pedir a bebida já perguntava ao garçom se estava saindo um carneirinho. Ia só pra isso às vezes. Deixava passar os mignons, alcatras e cupins e aguardava ansiosamente a vinda de algum corte deste animal bíblico, a toda hora apontando o dedo pra cima e perguntando se já estava pronto. Carneiro. Adoro.

Equipe BG

Isso no tempo em que eu frequentava churrascarias por causa do bicho. Os amigos da BG provavelmente sabem que trata-se de uma carne difícil de preparar, requer tempo e calor exatos pra não virar borracha e um bom tempero pra não ficar muito adocicada. E a maioria dos rodízios que conheci eram como uma loteria: por melhor que fosse o padrão do local havia uma grande chance do carneiro sair errado, cinza e intragável, o que pra mim era profundamente decepcionante. Mas há alguns anos fui apresentado a um restaurante no Portão que resolveu esse problema na minha vida, o Amigos & Cerveja, do gaúcho Paulo Cansi.

Equipe BG

Antes de entrar em detalhes do cardápio, um pouco da história do ‘Amigos’. Paulo era contador em Passo Fundo (RS), e veio a Curitiba nos anos 80 para exercer essa função em uma empresa terceirizada dentro da refinaria da Petrobrás, em Araucária. Mas havia um problema, a firma não tinha convênio com o refeitório, o que obrigava os cerca de setenta funcionários a levar diariamente a “quentinha” de casa. Os solteiros, coitados, comiam pão com mortadela e guaraná quente. Foi aí que Paulo e sua esposa Cristiane tiveram a idéia de vender marmitas pra essa turma como forma de complementar o orçamento de casa. E deu tão certo que até uma parte do pessoal que ia ao refeitório passou a encomendar a comida deles. Em pouco tempo, Paulo largou a carreira na contabilidade para se dedicar somente à cozinha. Começou a aprender mais e mais, adquiriu prática na churrasqueira como assador em eventos que ajudavam a financiar o extinto Colorado Esporte Clube e, em 1987, juntou as economias pra abrir o restaurante Garrafão, mais tarde rebatizado com o nome que ostenta até hoje.

Equipe BG

O esquema do lugar é simples, como deve ser toda BG. Paulo cuida do fogo, Cristiane chefia a cozinha e suas filhas, Pâmela e Paola, atendem a clientela e o caixa. Funciona de quarta a sexta das 18h à 00h, aos sábados para o almoço e aos domingos somente para encomendas. As carnes são vendidas por peso, e o restante do cardápio em porções. Tudo é muito bem preparado, risoto de frango, saladas diversas, aipim e polenta crocantes, feijão cavalo e maionese. Do carvão sai alcatra, picanha, chorizo, uma calabresa apimentada especialíssima, assada aberta (ou “espalmada”, conforme descreveu o gaúcho) e uma costela de porco à pururuca simplesmente espetacular. Às quintas feiras Cristiane prepara “pratos de inverno”, dependendo do dia pode ser uma rabada, uma galinhada caipira ou ambos. Às sextas é noite de costela, aos sábados e domingos tem de tudo e às quartas… o carneiro.

Equipe BG

Ah, o carneiro. A especialidade da casa. A verdadeira vocação do Paulo, na minha opinião. Sempre no ponto exato. Sempre primorosamente temperado. Sempre excelente. Paleta, filé de pernil, carré, costela e um french rack superior ao de qualquer chef de TV a cabo. Se preparar carneiro é uma arte, Paulo é um Cézanne, um Mendelssohn, um Drummond da churrasqueira e sua obra, como a destes imortais, é ao mesmo tempo simples e complexa. Pergunto a ele o segredo e a resposta é imediata: fornecedor. Paulo trabalha exclusivamente com peças de cordeiro novo, vindos diretamente de um ovinocultor especializado do Rio Grande do Sul. Mas eu sei que não é só isso. É uma espécie de dom, sei lá.

Equipe BG

(Já mencionei o quanto eu gosto de carneiro?)

Querem uma dica? Vão ao Amigos & Cerveja em bando. Peçam um pouco de cada prato, e experimentem tudo. Depois voltem em outros dias e dediquem-se a cada um separadamente. Se há alguma coisa no mundo que este humilde empirista pode garantir, é que de lá nenhum entusiasta da BG sai arrependido. Carregado talvez, arrependido nunca.

——————

Serviço:

Amigos & Cerveja

Rua Capiberibe, 1911 – Portão (veja no Mapa da Baixa Gastronomia)

(41) 3018-7154

——————

Siga-nos no twitter ou junte-se a nós no Facebook!
Gostou? Não gostou? Tem uma sugestão de lugar? mande um email pra gente.

E aproveite pra conhecer o Mapa da Baixa Gastronomia.

Este é um espaço público de debate de idéias. A Gazeta do Povo não se responsabiliza pelos artigos e comentários aqui colocados pelos autores e usuários do blog. O conteúdo das mensagens é de única e exclusiva responsabilidade de seus respectivos autores.
      • NOTÍCIAS MAIS COMENTADAS
      • QUEM MAIS COMENTOU
      Anônimo | 18/09/2013 | 01:00

      Gostaria de manifestar a minha insatisfação com a casa do sr Paulo, excelente na parte das carnes e etc, porém tive um desrespeito muito grande ao ir hoje no seu estabelecimento fui convidado para entrar por um garçom no restaurante que sempre vou, estando dentro e quase sentando houve um preconceito pois estava com Uma roupa de jogar futebol, sr Paulo simplesmente me tratou com desrespeito e falou com essa roupa ai não pode focar aqui e de familia não e bar sendo muito desrespeitoso, porém não tem nenhuma placa ou aviso dizendo que não pode, depois deu uma desculpa que era um evento fechado, porém tinham outras pessoas que não estavam no evento , deixo so a minha opinião da próxima vez não seja uma pessoa desrespeitosa , poderia chamar no canto e falar olha não pode entrar com esta roupa seria muito mais educado, mas falou em publico e ainda quando fui conversar virou as costas, fica só um conselho pois quem começa assim logo pode piorar , sou um cliente que não volto mais .

      Anônimo | 18/09/2013 | 00:56

      Gostaria de manifestar a minha insatisfação com a casa do sr Paulo, excelente na parte das carnes e etc, porém tive um desrespeito muito grande ao ir hoje no seu estabelecimento fui convidado para entrar por um garçom no restaurante que sempre vou, estando dentro e quase sentando houve um preconceito pois estava com Uma roupa de jogar futebol, sr Paulo simplesmente me tratou com desrespeito e falou com essa roupa ai não pode ficar aqui e de familia não e bar sendo muito desrespeitoso, porém não tem nenhuma placa ou aviso dizendo que não pode, e eu nao estava a procura de um bar, depois deu uma desculpa que era um evento fechado, porém tinham outras pessoas que não estavam no evento , deixo so a minha opinião da próxima vez não seja uma pessoa desrespeitosa , poderia chamar no canto e falar olha não pode entrar com esta roupa seria muito mais educado, mas falou em publico e ainda quando fui conversar virou as costas, fica só um conselho pois quem começa assim logo pode piorar , sou um cliente que não volto mais , me senti humilhado, e se fosse uma questão de horário seria muito mais simples dizer que não dava mais, porém aconteceu segue um conselho mas não volto mais em lugares que há preconceito.

      Amigos e Cerveja | 03/09/2013 | 18:52

      Só temos à agradecer ao carinho de todos os Amigos e Clientes.Abraços família Amigos e Cerveja!

      rosangela | 10/04/2013 | 15:22

      Veja....

      Joao Paulo Yeh | 19/12/2012 | 16:06

      Eu e minha esposa adoramos o local. Rara combinação de preço justo e qualidade com carnes espetaculares, em especial ao carneiro e as costelas suinas a pururuca. E os risotos e as polentas fritas acompanham muito bem a qualidade da carne! Paulo e família, continuem assim!

      vera | 17/12/2012 | 10:10

      Realmente um Lugar muito bom de ir,tudo maravilhoso...

      priscila | 19/09/2012 | 13:54

      DELICIOOOOOOOOOOOOOSO o cordeiro.....muito , mas muito bom mesmo....Nota mil! e os acompanhamentos tds frescos, feitos na hora , sem muita espera! Recomendadíssimo!!!!!!!!!!!!!

      Nilo Siefert | 15/09/2012 | 10:59

      Oi gente Gosto muito de seus artigos/comentários, porém deveriam ser mais frequentes, talvez com um dia escolhido na semana para uma nova matéria. N

      PAULO CÉSAR | 30/08/2012 | 11:42

      Caros Paulo, Cris, Paola e Pamela. Esse reconhecimento é o resultado da dedicação, da cordialidade, da qualidade que vocês oferecem. Parabéns! Abs. Paulo, Dani e Yuri.

      MAURICIO NURMBERG | 13/07/2012 | 16:37

      Frequente esta casa a muitos anos, com minha familia e amigos e sempre fomos muito bem recebidos. O local é tão acolhedor e agradável, que me sinto em casa, sendo que muitas vezes não temos hora para chegar, mas temos que sair quando ele quer fechar, somos sempre os últimos. Alem de tudo o que já foi dito, adoro uma paletinha ou french rack só no sal grosso, é um espetáculo!

      JEANE WOSNY | 11/07/2012 | 14:03

      O único problema do lugar, é decidir o que é mais gostoso. Carnes maravilhosas, acompanhamentos desaforados de tão bons e cerveja de quase todas as marcas sempre tricando. E claro, o excelente atendimento!! Vale a pena. Recomendo...

      Wilson Antunes | 06/07/2012 | 18:23

      Além da comiga excelente, o atendimento e tratamento é nota mil. Soboreie qualquer dos pratos e veja que estou falando a verdade. Lá o Paulo, a Cris e suas filhas sabem com fazer um bom ambiente.

      LAU | 05/07/2012 | 16:59

      Olá Marlon, faça-se as suas as minhas palavras.....e hoje tem galinhada, respeito a opinião do LUIS FELIPE CAZZONI, mas tenho certeza que a partir do momento que ele passar a frequentar mais o A&C, e fazer amizades, mudará de idéia, seja bem vindo LUIS, Abraço

      Marcelo Augusto Misczeki Zuravski | 04/07/2012 | 21:47

      PARABENS AOS PROPRIETARIOS, QUE FAZEM SUES PRATOS PARECEREM OBRAS PRIMAS, CARREGADOS DE CAPRICHO, SABOR E SIMPLICIDADE. O CARNEIRO, MEU FAVORITO, E FANTASTICO E COM OS ACOMPANHAMENTOS TORNA-SE AINDA MELHOR! PAULO, CRIS, PAOLA E PAMELA, AMIGOS, CERVEJA E SUCESSO!

      Marlon | 03/07/2012 | 22:04

      Luis Cazzoni, a você que recomendou picanha de novilho ou vitela de carneiro. Aceito! Paulo, prepara aquela picanha que amanhã estou por ai! A Vitela eu troco pelo french rack que é mais ao meu gosto! Comparar a Av. das Torres (R$20,00) com a carne do Amigos & Cerveja é praticamente uma ofensa. Produtos totalmente distintos... Na Napolitana, que ofereçe um produto de boa qualidade, um almoço é mais de R$60,00 por pessoa, para não falar no preço das bebidas que é muito mais alto!

      Marlon | 03/07/2012 | 21:50

      Freqüênto o local semanalmente, meu avô já era fregüês e recomendo sempre aos amigos! Registro aqui meus votos de muito sucesso aos amigos Paulo, Cris, Pâmela, Paola, Junior e Marcio. Obrigado por oferecer a mim e toda minha familia carnes de excelente qualidade e um atendimento de primeira! Lau, ví que você passou por aqui também, um grande abraço. Nos vemos lá no Paulo para tomar um bom Malbec com Picanha!

      Justiniano Antão do Nascimento | 03/07/2012 | 11:15

      Cordialidade e simpatia, além do melhor assador de carnes de Curitiba. Só o Paulo sabe o melhor corte e o melhor ponto de cada tipo de carne -- e ainda o ponto certo para cada cliente. Sou frequentador e considero o "Amigos e Cerveja" excelente. Abraços ao Paulo e sua turma do "A&C" e aos demais amigos que sempre encontro por lá.

      Luis Felipe Cazzoni | 03/07/2012 | 08:49

      Caro Luiz Otavio, em nenhum momento falei que a comida oferecida por esse estabelecimento não tem qualidade. Porêm no meu ponto de vista, penso sempre na questão de custoxbenefício. Hoje a cidade de Curitiba conta com ótimas churrascarias com preços acessíveis e com comida de ótima qualidade. Já que você gosta de carnes de extrema qualidade e preço não é problema, recomendo picanha de novilho ou vitela de carneiro Bassi. Abraços e Fique com Deus.

      Márcio Cândido de Mello | 02/07/2012 | 20:28

      Adorei a reportagem,ficou muito boa.Legal saber parte da história que não conhecia.Não aumentou em nada,realmente a comida e o ambiente é bom e aconchegante. Abraço

      Luiz Otavio | 02/07/2012 | 16:51

      Lendo o que o Sr. Luis Felipe Cazzoni escreveu vejo que algumas pessoas ainda não percebem a diferença entre a qualidade de alimentos. A carne por exemplo pode vir de diferentes tipos de boi e carneiros, levando ate mesmo em conta a idade dos mesmos. Comparar churrascaria da Av. das Torres com outras é como comparar carne Angus com do açougue "da esquina".

      Roberto Vargas Batista | 02/07/2012 | 14:59

      O Paulo e sua família já se tornaram referência de ambiente acolhedor, carne de carneiro e petiscos da melhor qualidade para nós, motociclistas da região. Praticamente todo sábado nos encontramos para saborear aquela carne deliciosa e brindar com os amigos. Parabéns, Paulão, Cristiane e meninas. Nota 10 para vocês. Abraço do Beto.

      Luis Felipe Cazzoni | 01/07/2012 | 20:13

      Ambiente simples e agradável com um preço bem salgado nas carnes e bebidas (Ex: R$ 60,00 kilo do Carneiro). Na avenida das torres o público encontra churrascarias com preços bem acessíveis e uma grande variedade de carnes com um preço em torno de R$ 20,00 por pessoa. Apesar desse estabelecimento servir uma comida de qualidade é um abiente simples, sem muito luxo, que não justifica o preço praticado pelos mesmmos. Fica a dica e um abraço para todos.

      Luiz Osório | 01/07/2012 | 12:32

      Em nome da nossa família queremos parabenizar o Paulo e família pelo sucesso do restaurante!! Comida de qualidade, atendimento excelente, sempre fomos recebidos e atendidos com muita simpatia e simplicidade. Já nem sabemos quanto tempo faz que frequentamos o local! Aos amigos que apreciam qualidade, simplicidade e um ambiente familiar, apareçam por lá, batam um papo com o gaudério e tornem-se frequentadores! Desejamos muito sucesso para vocês!

      Ferlin Quevedo | 30/06/2012 | 15:28

      Excelente cardápio, associado com um ambiente extremamente amistoso e agradável não poderiam resultar em nada diferente do sucesso que fica evidente por tamanha aprovação e insistente retorno (normalmente acrescido) da clientela! Eu, com certeza aprovo e dou a recomendação: polenta+aipim frito de petisco e belas doses de carnes capichadas pelo Paulo Cansi... Parabéns aos amigos pelo sucesso!

      junior | 30/06/2012 | 13:08

      me sinto honrado em trabalhar nesta casa...patroes dedicados...clientela de alto nivel, tudo isso somado so poderia alcançar este sucesso...vlw

      Wenceslau Matteus | 29/06/2012 | 17:44

      A +- 7 anos tive a felicidade de conhecer o Amigos e Cerveja, e me tornei frequentador assíduo, Paulo é um mestre na churrasqueira,local aconchegante, comida da melhor qualidade, bom vinho, e boas conversas,ótimo atendimento do garçon Junior.

      Rose Rocha | 29/06/2012 | 13:47

      Gente!!!!!!!O que dizer depois desta matéria??? Minha família é frequentadora há tanto tempo que nem sei mais.A comida em geral é uma marrrrravilha, o bom é que como os gostos são diferente quando chegamos lá "no Paulo", cada um é servido com o mais gosta e sempre tudo muito quentinho e somos sempre recebidos carinhosamente pela família linda que eles formam.Parabéns pela matéria e parabéns aos meus amigos Paulo, Cris, Paola e Pamela.Com certeza passaremos por aí nos próximos dias.

      Joner | 28/06/2012 | 23:36

      Lugar extremante aconchegante, otima localização, atendimento excepcional e ambiente familiar... Ótimo pra reunir os amigos e colocar o papo em dia!!! RECOMENDADÍSSIMO!!!!!

      Ane Canci | 28/06/2012 | 22:00

      Fico com fome só de ler a matéria!!Uma delícia de lugar!!

      Nadhia | 28/06/2012 | 11:39

      NOssa muito legal essa materia deu ate saudade da comida do restaurante!!!Parabens Tia Cris,Tio Paulo e as meninas,ja ajudei la no restaurante umas vezes e sei que não é facil,por isto voces merencem todo reconhecimento do mundo! Parabens mesmo

      Ronaldo | 28/06/2012 | 10:13

      Somos frequentadores a muitos anos deles. Além de serem nossos vizinhos Paulo e Cris sempre foram muito bem atenciosos com todos. As carnem minha nossa senhora são uma delicia. E a cozinha não fica para traz não. Tudo lá muito delicioso. "Caminho para perdição" rs. Quem conhece sempre volta, já os que não conhecem não sabem o que estão perdendo. Podem ir muito bom mesmo. Ronaldo e Juciane

      MARTA CARVALHO SILVA | 28/06/2012 | 09:44

      UM LUGAR MUITO ACONCHEGANTE,FAMILIAR ALEM DA COMIDA SER MUITO SABOROSA,RECOMENDO A TODOS...

      Cristiane | 27/06/2012 | 23:50

      Obrigada Francis...pela matéria e pelos elogios,tenho o maior prazer em receber você, sua esposa e seu filho lindo em nossa casa.abraço.

      GIZELE CANSI | 27/06/2012 | 23:46

      o melhor restaurante do mundo, com as melhores carnes e acompanhamentos!!!!

      Bandeira | 27/06/2012 | 19:52

      Moro pertinho, passo sempre por ali e nunca dei nada pro lugar. Pra você ver como a gente pode ser preconceituoso. Irei lá assim que possível!

      DENIR MARTINS | 27/06/2012 | 17:31

      Conheço o Paulo Gaúcho há aproximadamente 17 anos. A qualidade dos seus pratos é inigualável. Fui lá a primeira vez levado por um amigo dele. Já perdi a conta de quantos amigos levei neste restaurante e todos viraram "seguidores", inclusive levando outros amigos e assim por diante. parabéns ao Paulo, Cristiane e as filhas!

      Publicidade
      Publicidade
      Publicidade
      «

      Onde e quando quiser

      Tenha a Gazeta do Povo a sua disposição com o Plano Completo de assinatura.

      Nele, você recebe o jornal em casa, tem acesso a todo conteúdo do site no computador, no smartphone e faz o download das edições da Gazeta no tablet. Tudo por apenas R$ 49,90 por mês no plano anual.

      SAIBA MAIS

      Passaporte para o digital

      Só o assinante Gazeta do Povo Digital tem acesso exclusivo ao conteúdo do site, sem nenhum custo adicional ou limite.

      Navegue com seu celular ou baixe todas as edições no tablet - um novo jeito de ler jornal onde você estiver.

      CLIQUE E FAÇA PARTE DESSE NOVO MUNDO

      »
      publicidade