• Carregando...

Em época de entrevistas e debates eleitorais, tem lá sua sabedoria resgatar imagens do primeiro debate presidencial televisivo da história, travado entre John Kennedy e Richard Nixon no dia 26 de setembro de 1960 e assistido por 70 milhões de pessoas. O encontro não marcou apenas o início da relação entre tevê e campanhas eleitorais; ele também delineou toda uma linha de ação estratégica universal que coloca, acima das propostas, coisas como a cor da gravata do candidato, perguntas marotas e devolutivas do tipo “o senhor não fez a lição de casa!”.

jfkrn

No primeiro debate de 1960 (foram realizados outros três), Nixon não foi derrotado pelas ideias, mas porque apareceu cansado, magro, com a cara suada e a barba por fazer. Kennedy, por sua vez, veio bronzeado e relaxado – a verdadeira face do triunfo. Não deu outra (para ver o debate, clique aqui).

Em termos simbólicos, entrevistas críticas e debates reproduzem o padrão arcaico da provação do herói. É o que explica, inclusive, as postagens raivosas, acusatórias e grosseiras que, muitas vezes, temos que aturar nas redes sociais. É o tal cruzamento entre psicologia, política, carnaval e bufonaria.

Nossos debates de 2014

O primeiro debate entre os candidatos à presidência acontece no próximo dia 26 de agosto, na Bandeirantes. No SBT, o encontro acontece no dia 01º de setembro; na Record, no dia 28 de setembro; e na Globo, no dia 02 de outubro. Em tempo: a morte de Eduardo Campos fez com que a Band adiasse o debate, que inicialmente estava marcado para o dia 21 de agosto. As demais datas, até o momento, seguem mantidas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]