• Carregando...
Delfim Peixoto (de verde) em jantar com Gomyde e apoiadores da chapa de oposição. (Divulgação)
Delfim Peixoto (de verde) em jantar com Gomyde e apoiadores da chapa de oposição. (Divulgação)| Foto:
Delfim Peixoto (de verde) em jantar com Gomyde e apoiadores da chapa de oposição. (Divulgação)

Delfim Peixoto (de verde) em jantar com Gomyde e apoiadores da chapa de oposição. (Divulgação)

A relação com a CBF será, definitivamente, um dos pontos centrais da eleição da Federação Paranaense de Futebol (FPF). Entre terça-feira e ontem, dois apoios consolidaram as posições distintas das duas chapas.

 

Na terça-feira, a chapa de oposição, encabeçada por Ricardo Gomyde, fez um churrasco de campanha, com a presença de presidentes e dirigentes de clubes profissionais e amadores. A principal presença foi a de Delfim Pádua Peixoto, presidente da Federação Catarinense e vice da CBF.

 

“Fui eleito vice-presidente Sul porque o Paraná não estava em sintonia com a CBF. Era a vez do Paraná. Como Estado irmão do Sul, quero ver o Paraná forte, com times competitivos e um futebol amador que lembre aquele dos velhos tempos. Temos que nos unir para brigar de igual para igual com São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O Gomyde é um velho amigo com excelente relacionamento no Governo Federal e na CBF e tem totais condições de modernizar a Federação Paranaense”, disse Delfim.

 

Hélio Cury abriu mão da vice-presidência após articular uma chapa de oposição a Marco Polo Del Nero. O grupo opositor acabou implodido após um desentendimento entre Francisco Noveletto, presidente da Federação Gaúcha, e Andrés Sanchez. Paraná e Rio Grande do Sul acabaram votando em branco na eleição.

 

A chapa de reeleição Cury recebeu, nesta quarta-feira (11), declaração pública de apoio do senador Alvaro Dias (PSDB). O tucano recebeu em seu gabinete Evandro Rogério Roman, deputado federal pelo PSD e candidato a vice na chapa de Cury.

 

“Hélio Cury foi um presidente eficiente e muito sério. Sua postura ética na presidência da Federação Paranaense de Futebol o credencia para ser reconduzido. Evandro foi árbitro da FIFA, secretário estadual de esportes e tem muito trânsito, especialmente no futebol. Ele será uma ponte importante entre o Paraná e o esporte nacional. A chapa Transformação, que tem o meu total apoio, vai valorizar o futebol do Paraná”, destacou Dias.

 

Alvaro Dias tornou-se opositor ferrenho da CBF ao presidir a CPI do Futebol, em 2000. Atualmente, ele tem tramitando no Senado um projeto de lei que submete as contas da CBF e das federações a Tribunais de Contas.

 

Assim, fica claro que uma vitória de Gomyde significará uma interlocução direta da Federação com a CBF. A reeleição de Cury, por sua vez, tende a acentuar ainda mais os caminhos distintos entre a entidade local e a nacional. A saber se o evidente ganho político de ter portas abertas com Del Nero e Marin efetivamente será sinônimo de avanço para o futebol no estado.

 

*****

 

Nesta quinta-feira, às 19h30, haverá outro encontro de campanha da chapa, no Clube Três Marias, em Curitiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]