A implantação de uma via acalmada de uso compartilhado na Avenida 7 de Setembro, uma das principais vias do centro de Curitiba, será o primeiro grande projeto de mobilidade cicloviária a sair do papel em quase dois anos da gestão do prefeito Gustavo Fruet (PDT). O trecho, de 3,3 quilômetros, representa 1,1% do plano cicloviário da prefeitura, que se comprometeu em implantar 300 quilômetros de novas vias cicláveis na cidade até o fim de 2016.
A prefeitura de Curitiba tem menos de dois meses para finalizar as obras no local. A data limite para entrega da via acalmada é 22 de maio, prazo determinado pelo contrato de financiamento da obra em função da Copa do Mundo.
A Av. 7 de Setembro está passando por uma intervenção para implantação de infraestrutura especial para reduzir a velocidade máxima de veículos motorizados para 30 km/h, a fim de garantir o uso compartilhado com as bicicletas e a segurança dos pedestres.
Já nos próximos dias, a avenida deverá receber sinalização horizontal (no asfalto) e vertical (placas) sobre o uso compartilhado do espaço, com preferência às bicicletas, conforme prevê o Código Brasileiro de Trânsito. Uma das novidades será a implantação de “bici-caixas” (bike-box) nos cruzamentos com semáforos, de forma a garantir a preferência dos ciclistas no momento da abertura do sinal. A notícia sobre a criação da via acalmada foi dada em primeira mão pelo blog Ir e Vir de Bike em setembro de 2013.
A implantação da via ciclável deverá ser a “espinha dorsal” do plano que pretende capilarizar a rede ciclável nos chamados eixos estruturais, com ciclofaixas ou vias acalmadas paralelas às canaletas do ônibus expresso que cortam a cidade em todas as direções. A avenida João Gualberto será a próxima a receber esse tipo de intervenção, no trecho entre o Centro e o terminal do Cabral. Este projeto já está em processo avançado dentro do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).
Mas, a princípio, apenas a sinalização da 7 de Setembro não deve ter o efeito esperado para acalmar as vias e garantir a segurança dos ciclistas. A avaliação da Associação de Ciclistas do Alto-Iguaçu (CicloIguaçu) é de que, para dar certo, o processo deverá contar com campanhas educativas e fiscalização dos órgãos de trânsito. “Insistimos que a prefeitura deve utilizar os canais de comunicação para orientar os cidadãos sobre a obra. A Setran vai precisar fiscalizar por um tempo e os ciclistas vão ter que ocupar o espaço”, diz o coordenador-geral da CicloIguaçu, Goura Nataraj.
Rivotril urbano
Uma cidade acalmada, onde todos possam ir e vir compartilhando o mesmo espaço com respeito e harmonia. Essa é a bandeira que deve unir motoristas, ciclistas e pedestres. A pauta do cicloativismo não pode ter como único ponto a luta por espaços exclusivos como ciclovias e ciclofaixas. Se você espera ter uma ciclovia ligando a porta da sua casa até o seu local de trabalho e estudo para começar a pedalar: muita calma nessa hora! Isso não existe nem mesmo na Holanda.
O caminho a ser pavimentado é outro: é a sensação de segurança nas vias que cria a condição ideal ao uso do modal ciclístico, estimulando novas adesões. A implantação de vias acalmadas em todas as estruturais de Curitiba, em conjunto com outras ações estratégicas, pode ter um efeito revolucionário para impulsionar o uso da bicicleta na capital paranaense.
Ao mesmo tempo em este blog tem o compromisso de fiscalizar, cobrar e criticar, também temos o dever de reconhecer as boas iniciativas — e a via acalmada na 7 de setembro, ao menos conceitualmente, é uma delas. Isso sinaliza que, aos poucos, as coisas estão mudando por aqui. Mas, com um terço do mandato, entregar apenas 1,1% do que foi prometido, só deixa claro que a administração pública municipal precisa pôr o pé no acelerador. Do contrário, haja Rivotril para garantir o sono do sr. prefeito…
Conheça os termos de uso do conteúdo do blog Ir e Vir de Bike
Mensagens da equipe de Moraes contra Allan dos Santos prejudicam ainda mais pedido de extradição
Petição pública para impeachment de Moraes se aproxima de 1 milhão de assinaturas
Acordo sobre emendas pode atrapalhar PECs para conter STF, mas oposição insistirá em votação
Desobedecer para não cometer injustiças
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião