• Carregando...
Prefeitura construirá ciclofaixa na estrada de acesso ao zoológico
| Foto:
Reprodução/Curitiba Cycle Chic
No zoo de bike: estrada do zoológico de Curitiba terá ciclofaixa.

A estrada que dá acesso ao Zoológico de Curitiba terá inclusão de uma ciclofaixa. A ideia foi aprovada em reunião realizada nessa semana entre engenheiros e arquitetos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e o secretário e diretores da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran).

A ciclofaixa será incorporada ao projeto de revitalização do trecho de seis quilômetros entre o Parque Náutico do Iguaçu e a entrada do zoo.

No fim de 2011, a Câmara de Vereadores havia aprovado uma autorização para o Executivo municipal contratar um empréstimo no valor de até R$ 32 milhões, junto a Agência de Fomento do Paraná, para execução de obras de pavimentação, drenagem, calçadas, iluminação, sinalização e ciclovias de diversos pontos da cidade.

Nessa proposta, também está prevista a requalificação com implantação de passeios, paisagismo, sinalização indicativa e iluminação e readequação do pavimento da via de acesso ao Zoológico Municipal, entre a Avenida Marechal Floriano Peixoto e a entrada do parque.

A chamada “Estrada Intercavas”, que beira as cavas do Rio Iguaçu e dá acesso ao zoológico, está totalmente abandonada há anos. O asfalto está esburacado e a via totalmente sem sinalização. Outro problema é o acúmulo de lixo na beira da via e o esgoto despejado no rio.

Pelo projeto, a estrada, atualmente de mão dupla, será convertida em mão única para o tráfego de veículos. Já a ciclofaixa terá mão dupla e permitirá o tráfego de ciclistas nos dois sentidos.

A Prefeitura não informou se a obra também contemplará a revitalização das margens do rio ao longo do trecho para tornar o local mais atrativo.

Diálogo com os ciclistas

Neste sábado (11), representantes do Ippuc e da Setran estarão no início do trecho, no Parque Náutico do Iguaçu, a partir das 9 horas, para apresentar o projeto aos ciclistas curitibanos.

O encontro poderá ser cancelado em caso de chuva, devendo ser remarcado em data futura.

Dentre as questões que serão debatidas com os ciclistas está a definição do lado em que a ciclofaixa será implantada. Pelo Código de Trânsito Brasileiro, a autoridade de trânsito tem autonomia de regulamentar o tráfego de ciclistas no sentido contrário ao dos veículos, podendo a ciclofaixa ser implantada nos bordos direito ou esquerdo.

“Queremos saber o que é mais favorável aos usuários para que possamos errar cada vez menos. A ideia é aprofundar o diálogo e ouvir as sugestões dos ciclistas”, afirma o secretário municipal de Trânsito, Marcelo Araujo.

Confira como será a Ciclofaixa do Zoológico:


Visualizar Ciclofaixa do Zoológico em um mapa maior

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]