• Carregando...
Alexandre Costa Nascimento, na chegada à Cidade do Cabo (África do Sul), ao completar a Expedição Ir e Vir de Bike - Tour d´Afrique.

Alexandre Costa Nascimento, na chegada à Cidade do Cabo (África do Sul), ao completar a Expedição Ir e Vir de Bike – Tour d´Afrique.

Alexandre Costa Nascimento é jornalista, ciclista e vice versa. Autor do blog Ir e Vir de Bike, faz da bicicleta seu meio de transporte, pauta política, de trabalho e de lazer. Como cicloativista, acredita no uso da bicicleta como ferramenta para construção de cidades mais humanas.

Foi o primeiro ciclista brasileiro e o primeiro representante latino-americano a participar do Tour d´Afrique, expedição que atravessa o continente africano do Cairo (Egito) à Cidade do Cabo (África do Sul), totalizando cerca de 12 mil quilômetros durante quatro meses. Completou a jornada como membro do seleto EFI Club, tendo pedalado Every Fabulous Inch do continente africano. Essa história, em breve, dará origem a um livro.

Em 2013, atuou como coordenador no Brasil do movimento Bicis por la Vida durante o Dia Mundial Sem Carro. O movimento internacional promoveu ações simultaneamente em mais de 300 cidades, em 50 países, nos 5 continentes. No Brasil, o movimento foi representado em 15 cidades do país, sendo 10 capitais e no Distrito Federal.

Como cicloturista, também já pedalou pela Rodovia Transpantaneira (Mato Grosso), Circuito Vale Europeu (Santa Catarina), Trilha do Telégrafo (Divisa entre Paraná e São Paulo), Parque Nacional de Superagüi (Paraná), Berlim (Alemanha), Salt Lake City (EUA), Deserto do Atacama (Chile) e Colônia de Sacramento (Uruguai).

Já ministrou dezenas de palestras e oficinas sobre mobilidade urbana sustentável, segurança no trânsito e cicloativismo em diversos fóruns, empresas e universidades. Ministrou a oficina “Bicicletas em pauta: mobilidade e cicloativismo nos grandes meios de comunicação”, no 1º Fórum Mundial da Bicicleta, em Porto Alegre, em fevereiro de 2012. Participou como palestrante nos seguintes eventos: Segurança no Trânsito – ExxonMobil do Brasil (Set./2013), Festival Arte Bicicleta e Mobilidade (ArteBiciMob/ Set. 2013), Pecha Kucha 3 (julho de 2013); “Ciclodebate: Bicicletas, esquerda ou direita?”, promovido pela OAB-PR (junho de 2013); Papo Universitário – Gazeta do Povo (setembro/2012); Treinamento Segurança no Trânsito – GRPCom/Gazeta do Povo; Fórum de Bicicletas de Morretes (junho/2012);  2º Fórum Curitiba de Trânsito (abril 2012); Debate Mobilidade, Meio Ambiente e Sustentabilidade, promovido pela OAB-PR (maio/2012); 1º Fórum Municipal de Bicicletas de Pinhais (junho/2012).

Acompanhe o Ir e Vir de Bike pelo Facebook e pelo Twitter

***

“Sim, a bicicleta transforma as cidades. Mas, acredite, a bicicleta tem também a incrível capacidade de transformar as pessoas em seres melhores. E sabe porquê? Por que usá-la nos coloca diariamente diante da nossa própria fragilidade de que somos seres mortais.

Isso acaba se tornando um exercício diário de humildade e nos ensina a dar valor a coisas como o sorriso de uma criança de dentro de um carro ao vê-lo de bicicleta, um bom dia de um desconhecido que te vê como um igual pelo simples fato de também estar pedalando, o canto de um sabiá-laranjeira nas frias manhãs curitibanas ou a florada dos ipês amarelos. Coisas simples, mas que, de dentro de um carro, acabam sendo atropeladas pelo individualismo e pela pressa de chegar.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]