• Carregando...
Vídeo: “Sinal Verde para a Bicicleta”, veja a ação dos ciclistas nos sinaleiros de Curitiba
| Foto:

Para marcar o Dia Mundial Sem Carro, um grupo de ciclistas de Curitiba fez uma intervenção artística urbana para conscientizar e sensibilizar a sociedade sobre necessidade da bicicleta ser tratada como meio de transporte.

O Ir e Vir de Bike acompanhou a ação com exclusividade. Confira no vídeo logo abaixo:

Divulgação
Ação de ciclistas quer chamar a atenção para a necessidade de espaço para as bicicletas no trânsito de Curitiba.

Segundo os organizadores da ação, foram colocadas 108 máscaras na luz verde de sinaleiros laterais da região central de Curitiba.

“A ação é uma manifestação consciente, as máscaras foram colocadas para o Dia Mundial sem Carros e podem ser facilmente retiradas no dia seguinte por qualquer um. Inclusive, para incentivar que sejam retiradas, e proporcinar a interação com a comunidade, quem retirar uma máscara estará na verdade ganhando um adesivo, com o símbolo da magrela, que é removível da máscara para ser utilizado em qualquer lugar”, explica um dos cicloativistas.

Segundo ele, a ação não causa dano ao patrimônio público e não é vandalismo ou ato ilícito, já que não configura tipo penal, nem crime ambiental, nem infração administrativa.

A Urbs, entretanto, emitiu uma nota, classificando a ação de “atitude irresponsável que pode causar acidentes, pois confunde motoristas e pedestres”.

O órgão que controla o trânsito na capital diz que solicitou auxílio da Polícia Militar para tentar identificar os responsáveis pela ação nos semáforos.

“O que causa acidentes, inclusive com a morte de ciclistas, é a falta de sinalização permanente e adequada para o uso da bicicleta como meio de transporte em Curitiba”, contesta um dos ciclistas que participou da intervenção urbana.

Atualização

Ontem (22), depois da Marcha das 1.000 bikes, os próprios ciclistas que fizeram a ação recolheram parte das máscaras nos sinaleiros da região do Centro Cívico.

“Mesmo após a Urbs e a Diretran dizerem que estam recolhendo os adesivos, ainda restavam alguns, que foram recolhidos”, diz um dos responsáveis pela ação.

Alexandre Costa Nascimento
Povos bárbaros? Em Berlim, na Alemanha, sinalização e infraestrutura estimula o uso da bicicleta.

_________________________o>°o
Pedale com o blog
Siga as atualizações pelo Twitter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]