• Carregando...
Vai concorrer a uma bolsa do ProUni?
| Foto:

O Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de 50% e 100% em instituições privadas a estudantes de baixa renda, divulgou a lista de aprovados e os convocados têm até 2 de julho para fazer sua matrícula. Para concorrer a uma bolsa, os candidatos precisam ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009 e ter tirado pelo menos 400 pontos na média das cinco notas. Conversamos com estudantes que se inscreveram no ProUni no meio deste ano ou em edições anteriores. Veja o que eles contaram:

Hedeson Alves/Gazeta do Povo
Carlos Gumz

“Disputei uma bolsa integral porque não teria condições de pagar meia. No primeiro semestre não consegui, minha média no Enem foi 633 e as notas estavam em torno de 730 para o curso que escolhi, Ciências Biológicas na PUCPR e na UTP. Desta vez, passei em Direito no Unicuritiba, minha terceira opção. Ainda não sei se vou fazer a matrícula, não quero entrar e depois desistir.”
Carlos Gumz, 18 anos.

Hedeson Alves/Gazeta do Povo
Ana Gumz

“No começo do ano tentei uma bolsa integral em Geografia e Ciências Biológicas da Tuiuti e em Biologia da PUCPR. Consegui uma bolsa na Tuiuti, mas desisti porque meu sonho é estudar na UFPR. Não me inscrevi no ProUni no meio deste ano. Participei apenas do Sisu, tentei Educação Física na UTFPR. Não passei na primeira chamada, mas vou aguardar as outras, porque fiquei em 28.º lugar e havia 20 vagas.”
Ana Gumz, 19 anos.

Hedeson Alves/Gazeta do Povo
Phamela Ferreira Klimczak

“Faço Química na UTFPR e me inscrevi para a bolsa integral em Medicina. Selecionei a Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro, a Faculdade São Lucas, em Rondônia, e uma instituição de Minas Gerais. Não passei, mas estou esperando as próximas chamadas. Tirei 700 no Enem e o último colocado no ProUni, 712. No Sisu, tentei Medicina no Maranhão e em Tocantins, mas não passei. Também vou tentar Medicina na UFPR.”
Phamela Ferreira Klimczak, 18 anos.

E você, tentou ProUni?Passou ou vai tentar de novo? Solte a Língua!

Siga o Vestibular no Twitter!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]