• Carregando...
Werdum finalizou Velásquez no UFC 188 (Foto: Reprodução)
Werdum finalizou Velásquez no UFC 188 (Foto: Reprodução)| Foto:
Werdum finalizou Velásquez no UFC 188 (Foto: Reprodução)

Werdum finalizou Velásquez no UFC 188 (Foto: Reprodução)

O brasileiro Fabrício Werdum é o campeão incontestável peso-pesado (até 120 kg) do UFC. O gaúcho de 37 anos finalizou o americano Cain Velásquez neste sábado (13), na Cidade do México, e unificou o cinturão da categoria mais importante do campeonato.

Werdum, que conquistou o título interino em novembro do ano passado, quando nocauteou Mark Hunt, foi perfeito contra o então campeão linear, que não lutava há dois anos por causa de lesão no joelho.

Primeiro, suportou a pressão inicial do descendente de mexicanos no primeiro round. Depois, no segundo assalto, dominou o adversário na luta em pé, com um muay thai afiado e repertório vasto de joelhadas no clinch.

Quando Velásquez já estava irreconhecível, totalmente sem gás – e provavelmente surpreso com o rendimento do azarão nas casas de apostas –, cometeu um erro crucial. Iniciou a terceira parte da luta tentando a queda, mas caiu já com o pescoço envolvido por uma guilhotina implacável. Não teve escapatória e ‘Vai Cavalo’ comemorou como nunca a recompensa pelo trabalho duro de preparação.

Ele está no México há um mês para se adaptar à condição especial que o combate apresentava. “Estive aqui por 34 dias porque a altitude [de 2.250 metros] é muito difícil. Tinha uma boa estratégia. Tinha um grande sonho que hoje eu realizei”, vibrou o lutador treinado pelo curitibano Rafael Cordeiro, líder da Kings MMA, principal responsável pela transformação de Werdum em um grande lutador também em pé, não só no chão, onde tem três títulos mundiais de jiu-jítsu.

Agora o Brasil tem três cinturões do campeonato. O peso-pena (até 66 kg) José Aldo, treina na Nova União, do técnico Dedé Pederneiras. Werdum e Rafael dos Anjos, peso-leve (até 70 kg), dirigidos por Cordeiro.

***

Lembrando que em 2010 Werdum finalizou o russo Fedor Emelianenko, considerado o melhor da história dos pesados. Desta vez, bateu apenas o melhor nome da divisão na atualidade (até então).

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]