• Carregando...
Advertência aos vestibulandos de 2010
| Foto:

Quem escreve para obter excelente posicionamento em exame classificatório não poderá ignorar dos quatro itens fundamentais abaixo:

> Os objetivos da proposta de redação.

> Das intenções do texto a ser produzido.

> Da estrutura exigida pelos examinadores.

> Da articulação dos recursos textuais, o que confirmará o dominínio das estruturas funcionais da língua escrita formalmente aceita em exames e concursos em geral.

Arquivo cel.           Doralice   Araújo
Para melhorar as condições de leitura e de expressão escrita das crianças e jovens estudantes brasileiros é preciso bem preparar os mediadores no ensino público, caso contrário…

A programação; sugestões ao leitor – Na próxima postagem explicitarei os itens acima. Ao leitor interessado em acompanhar a programação sugiro reservar um caderno( tipo universitário) ou folhas que possam ser acomodadas em fichário e providenciar a impressão das propostas de redação.

Esta prática tem ajudado inúmeros internautas. Apareça, porque você poderá acompanhar as dicas não apenas para melhor interpretar e produzir textos costumeiramente solicitados nos vestibulares e exames classificatórios, mas também aos desafios da escrita que comunica e expõe claramente as suas ideias, foge dos parágrafos longos e confusos e revela excelente nível de informações temáticas.

QUESTÕES PARA INTERAGIR

> Você costuma escrever com regularidade? Participa, por exemplo, das colunas de leitores ou interage com páginas na internet? Considero altamente estimulante para um vestibulando o posicionamento crítico diante dos fatos da vida em sociedade. Basta acompanhar a primeira página dos jornais para identificar pontos de concordância ou discordância temática. Escrever para colunas de leitores empresta sentidos à redação, além de ser uma atitude poderosamente enriquecedora ao repertório de experiências juvenis interativas.

> O Caderno Vestibular aguarda sugestões temáticas para as edições de 2010; que tal participar? Compartilhe as suas ideias; explicite os porquês das indicações, afinal, a equipe prepara o suplemento para você. Meus alunos de 2010 participarão das oportunidades interativas oferecidas pela imprensa e ainda contarão com uma página exclusiva para ampliar os exercícios de redação.

Arquivo celular       Doralice   Araújo
Treinar a escrita na internet é uma alternativa eficaz para qualificar textos objetivos e interativos

> Você já pensou em manter um blog? Neste ano vou sugerir aos meus alunos que componham uma página no Twitter, o microblog que limita a escrita em 140 caracteres, o que não impede de alguém escrever parágrafos mais longos em outros tipos de blogs.

A desejada clareza expositiva é resultado certeiro da reflexão, do exercício constante da escrita e do uso dinâmico dos recursos textuais, entendidos aqui como vocabulário, ajuste linguístico ao interlocutor, concordância entre as palavras e demais arregimentadores potenciais da escrita satisfatória.

Você conhece alguns blogs interessantes? Desses que revelam o esforço contínuo do seu responsável em ampliar informes e revelar o seu caráter interativo? Indique o link; prometo visitar a página e trazê-la aqui para cima.

DICA DO LEITOR: pedi no Twitter um SOS de links para blogs legais; meu colega professor Jarbas Novelino indicou o Capuccino Paulistano, das suas alunas Letícia e Camila. Que tal conferir? Elas gostam de filmes e livros; eu também!

> O estudante Rafael Araújo, que em 2009 participou ativamente no na Mira, mantém o Beco do Galo ; faça-lhe uma visita. Ele reúne vários temas.

Até a próxima!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]