• Carregando...

A 1ª fase, esta etapa decisiva a quem deseja ingressar na Universidade Federal do Paraná está mais perto. O calendário marca menos de uma semana e no próximo dia 18 deste novembro, domingo, milhares de candidatos analisarão as questões objetivas que são preparadas para avaliar os conteúdos gerais da formação do estudante do ensino médio. É uma prova pressupostamente difícil, nem sempre conseguindo avaliar o que os seus organizadores pretendem, uma vez que as contradições ligadas ao conteúdo examinado efetivamente saltam aos olhos – e quem duvidar dessa crítica que vá testar os seus conhecimentos, experimentar responder as questões das provas anteriores e se colocar no lugar desses jovens estudantes.

Muitos de nós, graduados e pós-graduados, além de profissionais na ativa, seríamos certamente reprovados nessa primeira etapa, autêntica peneira do saber ou funil danado, por isso os pais e responsáveis devem manter a calma, redobrar o apoio e diminuir o grau de cobrança. Nunca é demais lembrar que as estratégias de seleção dos candidatos nos vestibulares não são as mais justas, embora tenhamos que conviver com as que ora direcionam a entrada ou a exclusão dos alunos no ensino superior, especialmente na UFPR, instituição que detém a maior procura.


Apreensivos, vestibulandos aguardam a chegada das provas

É necessário, portanto, lembrar aos candidatos que revisem os conceitos básicos e busquem, também, um entendimento nos assuntos que evidenciam as suas vulnerabilidades. O Caderno Estudante/Vestibular, encartado na Gazeta do Povo de hoje, apresenta boas dicas de Química, Geografia, Matemática, Biologia, Física, História e Língua Portuguesa; os palpites dos colegas professores, sempre antenados com os assuntos que reincidem nos concursos, forma um conjunto de dicas muito boas – eu garanto, pois acabei de examiná-las no meu jornal impresso.

Três recados aos vestibulandos

1– Agora é hora de selecionar os assuntos aos quais você se reconhece mais fraco. Não adianta querer “dar a virada”; o tempo de dedicação e aprofundamento aos estudos básicos não é agora; já foi. Quem se dedicou com esmero e disciplina apenas revê pontos vulneráveis. É isto que funciona.

2– Ler atentamente os enunciados das questões dos vestibulares anteriores é um excelente treino. Saiba que a proposição de uma questão exige atenção redobrada: nenhuma palavra ou frase poderá ficar sem o seu devido entendimento; decorrente desse cuidado virá o acerto ou não da questão, mas nem todos os candidatos levam em conta essas advertências. É preciso, portanto intensificar os cuidados com a leitura desses enunciados e, principalmente não perder tempo na interpretação desses comandos.

É muito importante interpretar objetivamente o que está sendo solicitado. Atentar aos verbos, categoria gramatical, poderosa em qualquer situação, ajudará ao vestibulando identificar exatamente o que terá a fazer. RELACIONE, COMPARE, JUSTIFIQUE. DEMONSTRE, CALCULE, ANALISE entre outras ações devem ser obedecidas integralmente; elas não admitem equívocos.

3– É preciso lembrar que os vestibulares mais concorridos já adotaram o modelo contextualizado das questões, por isso mesmo se ela é de matemática alguma referência à biologia poderá constar. Essa composição interdisciplinar, que exige conhecimentos de mais de uma disciplina para chegar a uma determinada resposta, cobra um candidato afeito não simplesmente às especificidades de um determinado conhecimento, mas sim aquele que sabe relacionar vários conceitos e práticas informativas. Não quer decoreba, porém entendimento, reflexão, essa postura estudantil que infelizmente ainda não é comum entre os que enfrentam essa cobrança multidisciplinar presente na 1ª fase do concurso Vestibular.

Acompanho vestibulares e sei que os alunos leitores, especialmente os bons, desses que enfentam qualquer parada , tal como a leitura de contos, crônicas,grandes ou pequenas narrativas, infográficos, reportagens, colunas de opinião e os irônicos quadrinhos sempre saem melhor na 1ª fase. Ler bem e constantemente faz a diferença e quem duvida dessa assertiva paga um preço muito alto, seja no vestibular, seja em qualquer situação.
====================

Serviço

Aceito inscrições para os “Encontros Marcados com a Redação”, série diária de oficinas de leitura e escrita, que mantenho para pequenos grupos, à Rua Marcelino Champagnat, 516, Mercês, a partir de 26/11 ou 3/12.
Reservas: (41)33362076 ou casadalinguagem@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]